Na trilha do desenvolvimento II - jun 2013

Dia a dia o assunto ferrovia ganha mais força nas manchetes dos jornais da região e entra nas discussões de diversos círculos da sociedade do Oeste Paulista. Um dos motivos para essa volta do debate sobre trilhos é o projeto da Ferrovia Norte-Sul, que se propõe a ser uma ligação entre o Norte e Nordeste do Brasil com o Sul do País. Recentemente, o jornal O Imparcial, em editorial, foi no foco e colocou na linha essa nossa cruzada. Tocou no ponto certo: captou a crescente mobilização que envolve prefeitos, entidades, empresários e a sociedade do Oeste Paulista.

E como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, fico feliz com os rumos dessa empreitada pela retomada do crescimento das ferrovias. Cada vez mais gente está embarcando rumo ao desenvolvimento. E para esses acredito ser importante prestar conta, passo a passo, dos desdobramentos do nosso trabalho.

Acabamos de receber a confirmação do presidente da Cesp, Mauro Arce, de que o Ministério dos Transportes solicitou dados técnicos da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná, na Usina Hidrelétrica Sérgio Motta, em Primavera, município de Rosana. A medida, solicitada pelo presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, vai certificar a viabilidade da utilização da ponte no traçado da Norte-Sul na região de Presidente Prudente.

Além disso, não dá para fechar os olhos às condições e infraestrutura que o Estado de São Paulo apresenta. Aqui estão as melhores rodovias do país, excelentes portos, público consumidor, produção industrial e agropecuária. Na região de Prudente temos o Terminal Intermodal de Panorama, que pode ser acessado por rodovias e ferrovias, com saída para cargas com destino aos terminais do Porto de Santos. Temos também o Intermodal de Presidente Epitácio e a ponte rodoferroviária de Rosana, além da hidrovia Tietê-Paraná, uma das melhores do Brasil.

Paralelamente, fizemos uma moção à presidente Dilma Rousseff a fim de que seja garantida por parte dos órgãos competentes a implantação da Ferrovia Norte-Sul no Estado de São Paulo, com o traçado ligando Panorama a Rosana, passando por Presidente Epitácio.

São ações que estamos tomando, sem cabotinismo, para fortalecer o movimento. Em 2010, quando fui relator da CPI das Ferrovias na Assembleia Legislativa, não se falava muito sobre trens e trilhos, o tema estava estacionado. Hoje, passados três anos, conseguimos trazer o assunto para a discussão, também na região Oeste do Estado. Mas não é só isso. Em agosto, além da presença do presidente da EPL, deveremos receber, novamente, em outra reunião da Frente, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, para falar sobre ligações regionais sobre trilhos.

Existem tantas questões formuladas que buscamos dirimir. Para isso, arregaçamos as mangas e queremos a mobilização de todos os setores e uma ferrovia que propicie o desenvolvimento do Estado, incluindo aí o nosso Oeste, que, ao longo dos anos está mudando o perfil e precisa de mais investimentos e possibilidades de crescimento.