REGIÃO DE OURINHOS
Ourinhos reúne características especiais para alcançar a condição de Município de Interesse Turístico. Seus recursos naturais e paisagísticos já transformaram o município numa importante referência turística regional.
A política municipal de turismo de Ourinhos tem como função estabelecer normas e atribuições da administração pública para o planejamento, desenvolvimento, fomento e estímulo do setor turístico municipal. Assim, compreende-se o Turismo como um fenômeno social complexo, inter-relações entre produtos e serviços, e que têm na essência de suas práticas a base cultural, a herança histórica, o meio ambiente diverso, a cartografia natural e as relações sociais de hospitalidade e de troca de informações interculturais. Essa política deve refletir as expectativas da sociedade de um desenvolvimento integrado e baseado nos princípios e diretrizes da sustentabilidade socioeconômica, cultural, ambiental e político-institucional. Os objetivos específicos são os de estruturar e ordenar o Turismo local e regional; fomentar a produção turística, a fim de conceber uma oferta qualificada, ancorada nos segmentos turísticos potenciais; qualificar os produtos turísticos do município e da região; promover Ourinhos como destino turístico.
O município tem potencial turístico, com belíssimos atrativos naturais como o Rio Paranapanema, que é propício à pesca e à canoagem. É o rio menos poluído do Estado de São Paulo. Possui a Usina Hidrelétrica de Ourinhos. O Rio Paranapanema é palco de uma das etapas da Maratona Aquática do Estado de São Paulo. O Rio Turvo, que é propício à pesca. O Rio Pardo, que é detentor de grandes belezas naturais ainda intocáveis e é propício à pesca. Possui também o Lago do Parque Olavo Ferreira de Sá, que é propício à pesca e é cercado por uma pista de caminhada; o lago da Nova Ourinhos, também propício à pesca e o lago da UNIMED. Unidades de Conservação Ambiental, como o Parque Ecológico Municipal Bióloga Tânia Mara Netto Silva, que oferece uma opção de lazer junto à natureza, com trilhas demarcadas com eucalipto, para caminhadas e passeios pela mata, o relógio de sol (gnômon, o instrumento astronômico mais antigo de que se tem notícia).
Nos aspectos históricos e culturais, o município conta com a Catedral do Senhor Bom Jesus, a Casa dos Ingleses, o Centro de Convivência Jornalista Benedito da Silva Eloy e o Sítio Arqueológico Indígena. Quanto às instituições culturais de estudo, pesquisa e lazer, o município conta com o Centro Cultural Tom Jobim, com suas Escolas de Bailado e Música com 12 salas de aula, auditório, biblioteca e videoteca; o Espaço Cultural Alternativo, que é dedicado exclusivamente às artes, como o Curso de Teatro, as aulas de Dança do Ventre, Dança de Salão e os ensaios da Cia. Brasileira de Ballet em Ourinhos; o Teatro Municipal Miguel Cury, o Teatro Elizabetano; o Teatro de Arena; Galerias de Arte e Bibliotecas; o Museu Municipal Histórico e Pedagógico de Ourinhos.
Na área do Turismo de negócios, conta com a FAPI - Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos e a MOVELAR – Feira da Indústria de Móveis de Ourinhos.
Transformar Ourinhos em Município de Interesse Turístico permitirá reconhecer a vocação especial do município para o turismo de lazer, cultural e de negócios. A efetivação desta medida gerará, com o apoio do Estado, um novo ciclo de prosperidade e desenvolvimento regional, respaldado nas potencialidades que o município naturalmente oferece e permitirá a intensificação do desenvolvimento da região, gerando emprego e renda que a região tanto necessita, colocando, definitivamente, o município de Ourinhos no Calendário Turístico Nacional.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente