Atuação Regional na cidade de Caiuá

REGIÃO DO PONTAL DO PARANAPANEMA


CFOP aprova parecer que trata da preservação do Parque da Mata Maturi

A Comissão de Finanças, Orçamento e Pla¬nejamento (CFOP), da Assembleia Legislativa,  aprovou o parecer favorável ao projeto de lei (PL 453/2015), de autoria do presidente da Comissão,  deputado  Mauro  Bragato,  que autoriza o Poder Executivo a criar o Parque Estadual da Mata Maturi, na região do Médio Pontal do Paranapanema. 

A criação da reserva, com área de 1.230 hectares, tem por objetivo, conforme o PL, a proteção e preservação de um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica no território paulista.

 O  Parque abrange os municípios de Caiuá, onde se encontra a floresta e também, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Piquerobi, Panorama, Paulicéia, Nova Mercedes, Tupi Paulista, Nova Guataporanga, Junqueirópolis e Dracena.

O objetivo, é a proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos, para garantir a perpetuidade dos seus processos ecológicos e fluxos gênicos, bem como a realização do ecoturismo, lazer e a educação ambiental para toda a sociedade. 

 A área do Parque Estadual da Mata Maturi é de 1.230 hectares. Conforme o PL, será administrado pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema). 

Segundo a Ong - Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena), com sede em Presidente Epitácio, a proteção do remanescente de Mata Atlântica é essencial para a conservação da biodiversidade, formação de corredores ecológicos, manutenção de banco genético e fonte de informações para pesquisa e ciência.

Total de Registros: 23