REGIÃO DA ALTA PAULISTA
O deputado Mauro Bragato (PSDB), apresentou na Assembleia Legislativa projetos de lei transformando sete municípios das regiões de Presidente Prudente e Andradina em Estâncias Turísticas: Martinópolis, Teodoro Sampaio, Iepê, Rosana, Panorama, Paulicéia e Castilho.
O projeto de lei número 171/11 informa que o Balneário da Represa Laranja Doce, no município de Martinópolis é um importante centro de atração turística para região de Presidente Prudente e do norte do estado do Paraná.
Já o projeto número 167, destaca a importância do Parque Estadual do Morro do Diabo, localizado no município de Teodoro Sampaio, para a biodiversidade da região oeste e do estado de São Paulo. O Parque possui uma área de 33.845,33 hectares, onde se concentra um dos principais redutos do mico-leão-preto do país. Os turistas também visitam a reserva para a prática do ecoturismo.
No projeto de número de 172, Bragato aponta os recursos naturais existentes no município de Iepê que o tornam em condições de se tornar Estância Turística: córregos, rios sem poluição,quedas d´água, o Parque Ecológico Auriverde localizado em uma ilha, o Espaço Cultural “Armando Cavichiolli e o “Museu do Indio”, com rico acervo e onde está a maior urna funerária indígena já encontrada no Brasil.
O projeto de lei número 168 transforma em Estância Turística o município de Rosana, no Pontal do Paranapanema e às margens do rio Paraná. Em Primavera que é distrito de Rosana encontra-se a maior área de preservação verde em relação ao número de habitantes no estado.
Os projetos de lei números 169 e 174 classificam como Estâncias as cidades de Paulicéia e Panorama, ambas situadas às margens do Lago da Hidrelétrica Sérgio Motta no Rio Paraná. Possuem recursos naturais e paisagísticos que atraem visitantes de várias regiões e de outros estados para atividades náuticas, pesca esportiva e lazer. Panorama e Paulicéia fazem divisa com o estado do Mato Grosso do Sul (MS).
Castilho também se localizada às margens do Rio Paraná na divisa dos estados de São Paulo com o MS. No município foi concluída em 1974, a Usina Hidrelétrica “Engenheiro Souza Dias” conhecida como Usina de Jupiá. A hidrelétrica possui barragem de 5.500 metros de extensão. cerca de 10 mil turistas visitam a hidrelétrica por ano, a maioria na barragem durante a época da piracema quando os peixes sobem o rio para reprodução. Na barragem foi construída uma escada adaptada que facilita esse processo e os peixes são monitorados.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente