REGIÃO DA ALTA PAULISTA
O deputado Mauro Bragato participou sexta-feira, 26/5, em Osvaldo Cruz, da inauguração da Unidade de Atendimento de Reintegração Social, órgão da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) que encaminha presos de baixo potencial ofensivo para o cumprimento de penas e medidas alternativas.
Presente, o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes informou sobre o funcionamento das Unidades. “Presos condenados por crimes comuns, ambientais, infrações de trânsito leves e furtos de pequenos valores poderão cumprir as penas prestando serviços à comunidade”.
A Unidade atenderá os presos da Penitenciária de Osvaldo Cruz que serão encaminhados para serviços como a capinagem de ruas, creches, asilos e demais órgãos públicos do município.
No programa da SAP, o preso tem convívio com a família e freqüenta a sua igreja.”A pena alternativa substitui a doação da cesta básica que nem sempre era cumprida”, explicou Gomes. As reincidências nas penas alternativas, segundo o secretário são de apenas 5,7, enquanto no regime fechado é de 60% a 70%.
Mauro Bragato enfatizou que as penas alternativas punem o infrator com o caráter educativo e social em benefício à comunidade.
“O Estado de São Paulo desenvolve um trabalho de ressocialização do preso que não pode ser comparado com nenhum outro estado da federação”, afirmou o deputado, que destacou o trabalho realizado pelo secretário Lourival Gomes.
O prefeito de Osvaldo Cruz, Valter Martins ressaltou que o programa da Unidade é de prevenção. “O importante é que hoje estamos investindo nas pessoas, no ser humano”, disse.
Compareceram na inauguração, prefeitos e vereadores da região, o juiz da 2ª Vara da Comarca, Éder Nakamoto, o coordenador da Reintegração Social e Cidadania da SAP, Mauro Rogério Bittencourt, o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, capitão Nivaldo Terra, representantes da OAB, diretores de presídios e Centros de Detenções Provisórias (CDPs) da região Oeste do Estado.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente