REGIÃO DO PONTAL DO PARANAPANEMA
Quinta-feira, 31/05, o governador Geraldo Alckmin participou da solenidade que marcou a reativação do Frigorífico JBS na cidade de Presidente Epitácio, no oeste do Estado. A empresa havia paralisado as atividades em setembro de 2011.
O deputado Mauro Bragato (PSDB), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, que desde o início acompanhou as negociações e as ações do governo do Estado em relação ao setor da carne, agradeceu ao governador Geraldo Alckmin e ao presidente do grupo JBS, Wesley Batista, afirmando que quando se unem forças todos saem ganhando. “Neste caso específico, o Estado de São Paulo, o Grupo JBS, e principalmente, os trabalhadores que terão o emprego de volta”, frisou.
A solenidade contou com a presença do prefeito José Antonio Furlan, dos secretários estaduais, Andrea Calabi, da Fazenda, e Carlos Andreu Ortiz, do Emprego e Relações do Trabalho. Participaram também o presidente da Câmara de Epitácio, José Tedesco, além de vereadores, prefeitos da região, sindicalistas, o presidente da Força Sindical, deputado federal Paulo Pereira da Silva, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação de Presidente Prudente e Região, Carlúcio Gomes da Rocha, deputados estaduais, representantes da comunidade, trabalhadores e a população em geral.
Todos destacaram a importância da retomada das atividades do Grupo JBS, o que é um alívio para os trabalhadores que estavam desempregados. O presidente do JBS anunciou a retomada das atividades da empresa para a próxima semana, com a contratação de cerca de 700 funcionários.
O governador Alckmin ressaltou que o Estado não gera emprego diretamente, mas cria condições para que as empresas se estabeleçam aqui e possam realizar o seu empreendimento. “Nesse caso, estamos dando todo apoio ao setor da carne. Hoje São Paulo é o maior exportador de carne do Brasil. Durante todas as negociações com o setor, uma das exigências colocadas na mesa, era a reabertura do frigorifico. Setecentos empregos representam muito. Em São Paulo, a maioria das empresas gera de 200 a 300 empregos. Imagine aqui, numa cidade como Presidente Epitácio, oferecer neste primeiro momento, 700 vagas”, explica.
Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin assinou dois convênios com o município. O primeiro através do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE, de R$ 2.153.000,00 que vão ser aplicados em infraestrutura (asfalto) e o segundo, no valor de R$ 150 mil para construção do Conservatório Municipal.
Em seguida, o governador Geraldo Alckmin ao lado do prefeito José Antonio Furlan, do deputado Mauro Bragato e comitiva foram recebidos pelo delegado titular do Deinter-8, de Presidente Prudente, Walmir Geralde para uma visita as novas dependências da Delegacia de Defesa da Mulher de Presidente Epitácio.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente