13/03/2012

Novos cursos da Unesp em Dracena, Rosana e Tup?

Novos cursos da Unesp em Dracena, Rosana e Tup?

O deputado Bragato, membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, participou nesta terça-feira, 13/03, da assinatura do projeto de lei que será enviado pelo governador Geraldo Alckmin à Casa, criando novos cursos na área de engenharia da Unesp (Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’) em nove cidades paulistas. Os cursos serão implementados entre os anos de 2012 e 2014.

Bragato, que é um batalhador das questões da educação e do ensino técnico, confirma que para a região de Presidente Prudente e para a Alta Paulista serão três novos cursos: Dracena - Engenharia Agronômica (40 vagas), Rosana - Engenharia de Energia e Recursos Renováveis (40 vagas) e Tupã - com o curso de Engenharia de Biossistemas (40 vagas).

O cronograma de implantação terá como base o trabalho conjunto da Comissão de Expansão da Unesp e da Assessoria de Planejamento Estratégico (APE), que ouvirá os diretores e coordenadores executivos das unidades sobre as demandas de cada curso. Segundo a Unesp, a prioridade à área das Engenharias levou em conta estudo publicado em 2010 pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI)- “A Formação de Engenheiros no Brasil: Desafio ao Crescimento e à Inovação". O documento destaca a diminuição da participação relativa da formação de engenheiros no Brasil.

Ainda segundo a Unesp, dados da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), de 2007, já demonstravam que, dos egressos de cursos de nível superior, 35% são de cursos de engenharia na China; 25% na Coréia do Sul; 14% no México e 7% na Argentina. No Brasil, de acordo com o Censo da Educação Superior (MEC) em 1999, apenas 5,9% dos formandos eram engenheiros. Em 2008, esse número caiu para 5%.