15/03/2012

Novas moradias e reivindica??es na Secretaria da Habita??o

Novas moradias e reivindica??es na Secretaria da Habita??o

Na quinta-feira, 15/03, os municípios de Osvaldo Cruz e Óleo assinaram, na Secretaria Estadual da Habitação, convênio e protocolo de intenção, respectivamente, para construção de novas moradias. O prefeito de Osvaldo Cruz, Valter Luiz Martins, assinou convênio para mais 210 unidades habitacionais na cidade. O valor do contrato é de R$ 14,4 milhões. Já o prefeito de Óleo, Jordão Antonio Vidotto, assinou protocolo para construção de outras 80 casas no município.

Além destas conquistas, que tiveram o apoio firme do deputado Mauro Bragato, houve também, no dia 14/03, reunião com o secretário da Habitação, Silvio Torres, agendada pelo parlamentar, para tratar de questões pendentes, reforçadas por Bragato, com os municípios de Bastos, Mariápolis, Rubiácea, Santo Expedito, Bernardino de Campos, Óleo e Tarumã.

O secretário do Planejamento de Bastos, Daniel Aparecido Léo Fernandes, e o superintendente da divisão de licitações, Cícero Leite de Oliveira, trataram de questões administrativas da obra de 345 unidades, que está sendo executada na cidade. Já para Mariápolis, o prefeito Ismael de Freitas Calori, pediu que fosse agilizada a entrega de 66 unidades que estão em construção. A Secretaria se propôs a ajudar a prefeitura a encontrar uma maneira de viabilizar o final da obra e entregar as casas. Além disso, o prefeito pediu também liberação para novas moradias. O secretário Silvio Torres disse que é só a prefeitura doar o terreno que estão liberadas 60 novas unidades.

O vice-prefeito de Rubiácea, Edmilson Baraldi, e o vereador Pedro Massayuki Kawakita receberam a notícia de que o secretário Torres autorizou a construção de mais 60 casas no município. Baraldi informou que a prefeitura está providenciando a documentação necessária para repassar à área para a CDHU.
 Para Santo Expedito, o prefeito Carlos Alberto Florentino de Oliveira solicitou ajuda para que seja agilizada a obra do conjunto Santo Expedito C, com 115 casas. O secretário autorizou técnicos da pasta a estudarem uma forma de auxiliar a prefeitura a tocar a obra e acelerar o ritmo. O prefeito estava acompanhado do vice João Amorim de Araújo.

O prefeito de Bernardino de Campos, Moacir Beneti, e a vereadora Terezinha de Fátima Campos Beneti, pediram inicialmente a agilização na entrega de 115 casas que ainda estão em construção. A previsão da Secretaria, agora, é entregar em abril.  Também reivindicaram uma ajuda do governo do Estado, com a liberação de ‘pelo menos 20 casas’ para atender famílias que foram afetas pelas chuvas na cidade e ficaram desabrigadas. O secretário Silvio Torres diz que é preciso fazer vistoria e propôs a disponibilização de um auxílio-moradia, no valor de R$ 300, para ajudar essas pessoas nesse primeiro momento.

Já para o município de Tarumã, o prefeito Jairo da Costa e Silva pediu ao secretário Silvio Torres novas 60 unidades habitacionais para a cidade. O secretário autorizou técnicos da pasta a fazerem uma sondagem no terreno apresentado pela prefeitura para viabilizar a obra. Além disso, Jairo, que estava acompanhado dos vereadores Antonio Marcos da Costa Lima, Ronaldo Sepulveda e Anisio Leme de Souza, disse que tem uma boa demanda na cidade para o programa de lotes próprios ou urbanizados da Secretaria. Afirmou ainda que há muitas casas de madeiras que poderiam se enquadrar no projeto. O secretário disse que a Casa Paulista, que é a agência paulista de habitação social que cuida do programa, está aí para isso.

Todos os pedidos tiveram o reforço do deputado Mauro Bragato, que se empenha para conquistar moradias populares para a população paulista que mais necessita.