Nesta quinta-feira, 22/03, a Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, coordenada pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), se reuniu para ouvir o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Ele falou sobre as ações da secretaria, mostrou o mapa do transporte metropolitano e citou as metas do governo do Estado até 2014. Falou também das muitas obras que estão em andamento e futuras, que geram mais de 12 mil empregos diretos.
Jurandir Fernandes fez um balanço do que já foi investido na rede metropolitana de transporte com destaque para o Metrô e a CPTM. Ao apresentar números do aumento de oferta, o secretário destacou que houve um crescimento exponencial do número de passageiros. "Só com a linha 4 tivemos um acréscimo de 600 mil passageiros por dia. Em um ano, mais 1,1 milhão de passageiros passaram a usar o transporte interligado da ferrovia com o Metrô", informou. Outro ponto salientado pelo secretário foi a licitação para a compra dos novos trens que será aberta exclusivamente para empresas brasileiras, como forma de estimular a indústria nacional.
Mauro Bragato destacou a forte presença de prefeitos, vereadores, sindicalistas e dezenas de pessoas interessadas no tema. Aproveitou para anunciar as metas de trabalho para as próximas reuniões. Na primeira quinzena de abril, a Frente deverá se reunir de novo para ouvir a ALL (América Latina Logística), a concessionária da maior parte da malha ferroviária paulista. Relatou que a Frente, por indicação do deputado Hamilton Pereira (PT), vai propor uma agenda com o governador Geraldo Alckmin. Além disso, receberá representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), e fará encontros nas cidades de Ribeirão Preto, Sorocaba, Panorama e Presidente Epitácio. "O que queremos é colocar a questão da ferrovia na agenda do governo e ampliar os investimentos neste tipo de transporte não só na região metropolitana, mas no interior", finalizou.
Ao encerrar sua participação, o secretário Fernandes informou que a elaboração dos projetos para implementação do transporte de passageiros via trens ligando São Paulo a Jundiaí, São Paulo a Sorocaba e São Paulo a Santos já está em andamento.
Esta foi a segunda reunião da Frente. No primeiro encontro, com mais de 100 participantes, contou com deputados, prefeitos, vereadores e sindicalistas, além de três palestrantes, Josef Barat, Ralph Menucci Geisbrecht e Adriano Murgel Branco, que apresentaram dados e análises sobre a situação da rede paulista.
A Frente é uma continuidade da atuação de Bragato como relator da CPI das Ferrovias, que terminou em 2010, após seis meses de trabalho. No documento final, Bragato expôs um raio-X da situação da malha ferroviária paulista e trouxe a público o inquérito realizado pela Polícia Federal, na chamada operação ‘Fora dos Trilhos’, que apurou crimes praticados contra os bens da extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal) e da Fepasa (Ferrovias Paulistas). Mas o mais grave, segundo Bragato, foi “verificar que o relacionamento da concessionária da malha paulista com prefeitos e a população do Estado de São Paulo tem sido um desastre”.
Participaram da reunião os seguinte deputados:
Welson Gasparini, vice-coordenador da Frente, Maria Lúcia Amary, Ary Fossen e João Caramez (todos do PSDB), Hamilton Pereira (PT), Vitor Sapienza (PPS) e Jooji Hato (PMDB).
Marcaram presença também os seguintes prefeitos:
Ana Cristina Machado Cezar, de Campos do Jordão, Armando Hashimoto, de Campo Limpo Paulista, Geraldo Morais, de Salto Grande, Luiz Koga, de Cajati.
Estiveram ainda na reunião presidentes de Câmaras, vereadores, secretários, empresários, sindicalistas e diversas pessoas que se interessam pelo tema ferrovias.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente