09/05/2012

TVs de C?maras Municipais operam em sistema digital

TVs de C?maras Municipais operam em sistema digital

O deputado Mauro Bragato participou, nesta quarta-feira, 9/05, da assinatura de acordo de cooperação com representantes de 16 Câmaras Municipais que se integram à Rede Legislativa Estadual de TV Digital, que transmite gratuitamente programações da TV Senado, TV Câmara (Câmara dos Deputados), TV Alesp, e TV Câmara Municipal paulistana. A rede opera por sistema digital, na modalidade multiprogramação, sendo possível ter a transmissão de até quatro programações simultâneas por um mesmo canal.

Bragato afirmou que essas 16 câmaras somadas a outras nove que assinaram o termo anteriormente, ampliam o poder da sociedade de cobrar e fiscalizar o Legislativo. “Dá mais transparência ao nosso trabalho e nos coloca mais perto da população”, disse.

O presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz ressaltou que a ampliação democratiza o acesso ao Legislativo. Segundo Munhoz, muita gente desconhece as atribuições do Parlamento. Ele destacou, que, além de legislar e fiscalizar o Executivo, o parlamentar tem a nobre missão de representar a população. Com essa ampliação, destaca Munhoz, pode se combater um terrível adversário, que é a desinformação.

Já o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto, também louvou a medida. “Trata-se de um instrumento poderoso para a socialização da informação e também de produção de conhecimento”. Outra vantagem apontada pelo vereador é que agora o eleitor não precisa pagar para acompanhar o trabalho do Legislativo. “Haverá mais transparência”, afirmou.

O diretor do Departamento de Comunicação da Assembleia Legislativa, Antonio Rudnei Denardi, compôs a mesa de trabalhos e, juntamente com a secretária da Rede Legislativa da Câmara Federal, Evelin Maciel, explicou aos vereadores presentes as etapas dessa ampliação. Denardi sinalizou a possibilidade de a Assembleia promover seminário, inclusive com a participação do Tribunal Regional Eleitoral, para sanar dúvidas e capacitar melhor as Câmaras Municipais em suas transmissões.

Assinaram o termo, as câmaras das seguintes cidades: Americana, Atibaia, Araraquara, Araras, Bragança Paulista, Botucatu, Franca, Guarujá, Itu, Limeira, Marília, Penápolis, Piracicaba, São José do Rio Preto, Santos e Valinhos. Elas vão se somar a outras nove, que já haviam assinado termo de cooperação (Barretos, Bauru, Campinas, Jacareí, Jau, Ourinhos, Ribeirão Preto, São Paulo e Tupã).