A recém-criada Aglomeração Urbana de Piracicaba vê soluções para o desenvolvimento da região de forma integrada. Foi isso o que se percebeu após a audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), realizada em Piracicaba na segunda-feira, 18/06. A Comissão, presidida pelo deputado Mauro Bragato, foi até a cidade para discutir com representantes dos 22 municípios que compõem a aglomeração o Orçamento do Estado de São Paulo para 2013 e receber sugestões.
Bragato lembrou que a peça orçamentária chega ao Legislativo em setembro e que em 2013 o Orçamento já caminhará dentro da regionalização. Segundo Bragato, o montante do Orçamento 2013 ultrapassa a casa de R$ 170 bilhões.
Já o deputado Roberto Morais (PPS), que representa a região, informou que o Hospital Regional, que foi muito citado na reunião sobre o Orçamento em 2011, será equipado com recursos provenientes de emenda, o "que mostra a importância das audiências públicas".
Também participaram da reunião os deputados Vitor Sapienza (PPS) e Antonio Mentor (PT), além do presidente da Câmara de Piracicaba, João Lemos, do prefeito da cidade, Barjas Negri, e do técnico da Secretaria de Planejamento, Maurício Hoffman, que representa o secretário Júlio Semeghini.
Para o prefeito Barjas, a prioridade hoje são os temas de cunho regional, como o hospital que deverá atender a população da AU de Piracicaba. Levantou a necessidade de um aeroporto regional e pediu recursos para urbanização de favelas.
Vereador Carlos Cavalcante, de Piracicaba, sugeriu a criação de três clínicas para atendimento a usuários de drogas, visando sua recuperação. Pediu ainda atendimento especializado em pediatria. Representante da Secretaria de Esportes, João Godoy, pleiteou um centro paraolímpico para Piracicaba e centro de treinamento de canoagem com pista no rio Piracicaba.
Vários representantes de entidades também fizeram uso da palavra, pedindo cumprimento da data-base para professores, reivindicando melhorias para cidades da região, construção de anel viário e questões ambientais.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente