O deputado Mauro Bragato conduziu mais uma audiência pública para discutir propostas ao Orçamento do Estado de São Paulo para 2013. Desta vez foi a sétima reunião do ano, realizada na cidade de Taubaté, voltada para os municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e do Litoral Norte. O fato mais marcante, segundo o parlamentar, foi a ausência de gestores públicos municipais no evento. “A ideia da audiência pública é ouvir bastante de forma a evitar erros na aplicação do dinheiro público”, frisou.
A maioria dos cidadãos de Taubaté que usaram da palavra, reclamaram da falta de segurança no município, onde o índice de criminalidade, segundo eles, cresceu muito recentemente. Reivindicaram a manutenção do Comando Operacional Integrado na cidade e a criação de hospital geriátrico. Falaram ainda sobre a rodovia SP-050 e pediram recursos para Santas Casas, atendimento na saúde e para pacientes psiquiátricos.
A Apampesp (Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo), como em quase todas as audiências públicas, também marcou presença em Taubaté. Cobram reconhecimento aos professores aposentados e solicitam revisão salarial na data-base e pagamento de precatórios.
Houve também algumas solicitações para outras cidades do Vale, como Caçapava, para onde foi pleiteada recuperação da rodovia Amaral Gurgel, e mais policiamento para a cidade. Foi pedida mais verba para assentamentos em terras da região e recuperação de estradas em Pindamonhangaba, além de batalhão de polícia.
O município de Ubatuba foi bem representado no encontro, com algumas pessoas lembrando das questões dos quilombolas, falando da necessidade de atendimento médico especializado, posto policial, duplicação da Tamoios, compensação ambiental e regularização fundiária.
Participaram da audiência pública os seguintes deputados: o vice-presidente da Comissão, Luiz Cláudio Marcolino (PT), Vitor Sapienza (PPS), Afonso Lobato (PV) e Marco Aurélio (PT), além de Ailton Barbosa, representante da Secretaria Estadual de Planejamento, e o presidente da Câmara de Taubaté, Luiz Soares.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente