O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Bragato , conduziu mais duas audiências públicas da série que está debatendo o Orçamento paulista para 2013. Os encontros foram realizados na sexta-feira, 10/08, nas cidades de Araçatuba e Bauru.
Bragato explicou que há oito anos a Assembleia Legislativa promove anualmente esses debates em todo o Estado, de forma a ouvir as sugestões dos cidadãos para aprimorar o Orçamento estadual. "Para 2013 a previsão orçamentária é de cerca de R$ 173 bilhões", informou Bragato, ressaltando que o trabalho da CFOP nas audiências públicas se dá de maneira suprapartidária.
Em Araçabuta, o presidente da Câmara local, Cido Saraiva, agradeceu pela oportunidade de os moradores da cidade poderem apresentar suas demandas à comissão. As demandas da cidade foram apresentadas por alguns vereadores, que pediram melhoria e duplicação da rodovia Eliezer Magalhães até o porto e instalação de ponte metálica na vicinal entre Araçatuba e Guararapes. Pleitearam também a recuperação de prédios históricos, como a antiga cadeia pública, uma política séria de proteção aos animais, melhoria do sistema viário rural, combate ao aumento do número de usuários de drogas e instalação de uma faculdade de medicina.
Além desses temas também foram abordadas a criação de uma delegacia de proteção aos animais, melhorias salariais para funcionários do Itesp, e uma comitiva de Andradina fez uma série de reivindicações como a instalação de unidade do IML naquela cidade, mais recursos para a Santa Casa, centros sociais e urbanos para bairros de Andradina, ampliação do AME e instalação de uma Fatec, entre outros.
Já em Bauru a principal reivindicação foi voltada à área da saúde pública. Apesar da ausência de prefeitos, vereadores e representantes da região, o deputado Mauro Bragato disse que a Comissão não se furtou ao seu dever de promover a discussão da peça orçamentária com os cidadão paulistas. "Nosso grande desafio é buscar no debate a definição de prioridades para cada região".
Foram lembradas também as demanda para os professores e aposentados, com defesa do pagamento de precatórios, contrapartida do Iamspe, reajuste nos proventos etc. José Carlos da Silva, do Lar Escola Rafael Maurício, pediu livros, reformas e automóvel para que a entidade prossiga o atendimento que presta a jovens com moderada limitação intelectual.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente