O deputado Mauro Bragato apresentou em reunião com prefeitos, secretários municipais da Saúde de 42 cidades e direção do Hospital Regional de Presidente Prudente (HR), segunda-feira, 2, a proposta de criação de um pronto socorro regional para solucionar os problemas de atendimentos no HR
O grande número de pacientes encaminhados ao HR para atendimentos de primeiros socorros e ambulatoriais, segundo o diretor do Hospital, Eurico Aguiar da Silva- Frei Bento- está prejudicando os serviços à população da região, inclusive casos de cirurgia.
O Hospital atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes dos 45 municípios da Divisão Regional de Saúde (DRS), de Presidente Prudente.
Segundo o Frei Bento, nos últimos dois anos houve significativo aumento na procura de serviços no pronto socorro (PS) que estão causando o adiamento de cirurgias e um dos motivos, é que apesar dos 436 leitos esse número está sendo insuficiente em razão dos atendimentos no PS.
“A média mensal de atendimentos era 9 mil pacientes/mês, agora já atingimos até 19 mil atendimentos/mês, por isso está difícil, não temos estrutura para isso”, disse.
O Frei ponderou que os atendimentos básicos de saúde devem ser feitos nas unidades de saúde dos próprios municípios e deixar para encaminhar ao HR, somente os casos complexos que requerem melhor atenção médica.
A proposta do deputado em criar o Pronto Socorro Regional visa reduzir o fluxo de pacientes ao HR que necessitam dos atendimentos de primeiros socorros de urgência para que o Hospital possa regularizar os atendimentos de alta complexidade.
“O objetivo é que o HR fique mais próximo dos municípios, levando-se em conta que o governo estadual investiu R$ 100 milhões na compra e gasta em média cerca de R$ 7 milhões/mês na manutenção do Hospital”, explicou.
Os prefeitos e representantes municipais da saúde apontaram problemas e fizeram sugestões. O Hospital é administrado pela instituição Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.
A proposta de Bragato foi aprovada. O deputado afirmou que irá tratar do assunto com o secretário estadual da Saúde, Giovani Guido Cerri. “A idéia é que o Pronto Socorro Regional funcione no próprio HR e beneficie pacientes de Presidente Prudente e cidades da região, principalmente onde não há hospitais ou unidades básicas de saúde”, concluiu.
Participaram da reunião, 26 prefeitos, o presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), Ademir Infante; o promotor público, Mário Coimbra; a representante da DRS de Presidente Prudente, Suzelli Corodetti e o diretor do Hospital Estadual, Henrique Corral.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente