Nesta sexta-feira, 24/08, a cidade de Presidente Prudente sediou mais um encontro da série de audiências públicas que está debatendo o Orçamento do Estado de São Paulo para 2013. A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Mauro Bragato, recebeu da população da Região Administrativa de Prudente suas propostas e sugestões à peça orçamentária que definirá as prioridades de investimentos de São Paulo no ano que vem. A reunião aconteceu na sede da OAB.
O presidente da CFOP, deputado Mauro Bragato, afirmou que o debate é uma oportunidade que o Legislativo paulista oferece à população de participar ativamente da elaboração do orçamento. A previsão do orçamento para 2013 é de cerca de R$ 180 bilhões, por isso o conhecimento e a apresentação de prioridades visando a aplicação dos investimentos é fundamental.
Representatividade regional — Mais de 20 municípios da região enviaram representantes ao encontro. Na abertura do evento o prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello “Tupã”, falou que a região precisa de investimentos e incentivos, principalmente no setor agrícola. Já o presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) e prefeito de Teodoro Sampaio, Ademir Gutierrez, acredita que região requer um tratamento diferenciado, necessitando de mais infraestrutura na malha viária e nos assentamentos.
Reivindicações - Muitos servidores públicos, principalmente do segmento da Agricultura, se manifestaram na audiência pública, representando diversas entidades, como a Afitesp (Associação de funcionários do Itesp). Foram feitos pleitos por reposição salarial e melhor atendimento do Iamspe. Especificamente para o setor de agricultura foi solicitada a melhoria de logística dos programas, como o de agricultura familiar.
Pavimentação em vicinal de Ameliópolis — Um representante da comunidade do distrito de Ameliópolis solicitou, durante a audiência pública, a pavimentação da vicinal que liga o distrito ao Rio do Peixe. Esta obra, reivindicada há muito tempo pela população, integrará definitivamente a região de Prudente à Alta Paulista.
Outras solicitações — Entre os assuntos e reivindicações apresentados na audiência pública que discutiu propostas ao Orçamento paulista para 2013, a população da região solicitou investimentos no turismo regional, mais verba para pesquisa agrícola, melhorias em rodovias, valorização do funcionalismo público, atenção aos professores aposentados, entre outros temas.
Deputado Bragato apresenta propostas ao Orçamento 2013 - O deputado Mauro Bragato, além de presidir a reunião, também apresentou propostas de emendas relativas à região de Prudente ao Orçamento estadual do ano que vem. Sugeriu, entre outras coisas, a implantação da Faculdade Estadual de Medicina de Prudente, a Fatec do Pontal, com sede em Teodoro Sampaio, e Etecs em Pirapozinho, Santo Anastácio, Presidente Epitácio e Rosana. Propôs também a disponibilização de recursos para o Hospital Regional do Câncer e para Santas Casas. Pediu ainda recursos para rodovias, para o Itesp, para o "Melhor Caminho", para os Parques Estaduais, para construção de Fóruns e muitas outras melhorias.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente