25/09/2012

Deputado apoia reivindica??es dos produtores de mandioca paulistas

Deputado apoia reivindica??es dos produtores de mandioca paulistas

O deputado Mauro Bragato (PSDB) agendou reunião na Secretaria Estadual do Meio Ambiente para tratar de reivindicações dos produtores de mandioca paulistas. E, nesta terça-feira, 25/09, o presidente da Apmesp (Associação dos Produtores de Mandioca e Derivados do Estado de São Paulo), José Reynaldo Bastos da Silva, e representantes do setor foram recebidos pelo diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb, Geraldo do Amaral Filho.

Um dos assuntos tratados foi a dificuldade em cumprir prazos que alguns produtores estão tendo na renovação de licenças. O representante da Cetesb sugeriu que a Associação crie mecanismos, com o auxílio da Cetesb, para ensinar os caminhos e a documentação para os produtores cumprirem as exigências. Reynaldo prontamente disse que a entidade ficará à disposição nesta empreitada.

Outra solicitação da associação foi para que a Cetesb reconheça para o setor da mandioca a utilização dos efluentes para irrigação. Segundo Reynaldo, o líquido não é poluente. O diretor Geraldo disse que é necessário iniciar um estudo aprofundado para demonstrar que esse produto, realmente, não é poluente. “Isso foi feito com a cana e com os cítricos”, disse. Acrescentou ainda que o estudo é necessário para demonstrar a eficácia do tratamento.

José Reynaldo disse que a Apmesp também pode ser parceira na busca desses estudos e sugeriu que a Unesp pode ser convidada a trabalhar em conjunto para dar o respaldo técnico, tendo em vista que, segundo ele, a universidade realiza pesquisas nesse sentido.

O deputado Mauro Bragato foi representado na reunião pelo chefe de gabinete, Oscar Gozzi, que sugeriu que a estrutura do Civap (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema) poderá ser utilizada para as reuniões de trabalho que a associação vai articular. Também participaram Aparecido Ronchi, da Gabi Alimentos, da cidade de Cândido Mota, e Rogério Pascoto, da Puriman, de Ocauçu.