23/10/2012

Alckmin transforma Detran em autarquia

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 23/10, a expansão do processo de reestruturação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) com o envio para a Assembleia Legislativa do Projeto de Lei Complementar (PLC) que transforma o órgão em autarquia. Além disso, 49 novas unidades foram apresentadas, sendo dois postos avançados e 47 nas principais regiões administrativas do Estado. Confira a lista de cidades: http://saopaulo.sp.gov.br/usr/share/documents/381.pdf

Todas as unidades serão remodeladas no período de um ano, entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013, seguindo o modelo Poupatempo.

O deputado Mauro Bragato ressalta a ação do governo paulista dizendo que se trata de um “esforço do Geraldo para tornar a prestação de serviço do Detran mais transparente e eficiente”. Ele diz ainda que, aliado a uma política de valorização do servidor público, isso reflete diretamente em um melhor atendimento à população.

“O novo Detran conta com 96% de aprovação, graças à modernização e simplificação dos serviços, como o exemplo do jovem que tira a primeira habilitação: um ano depois ele tinha que ir três vezes no Detran e uma vez no banco. Agora, se ele não cometeu nenhuma infração ele recebe uma carta em casa, recolhe a taxa pela internet, não vai nenhuma vez no Detran e recebe a carteira definitiva em casa”, disse o governador Geraldo Alckmin durante a solenidade.

A mudança do Detran.SP em autarquia permitirá mais autonomia ao órgão executivo estadual de trânsito nos campos administrativos, técnicos e normativos, acelerando a implantação de novo padrão de qualidade no atendimento ao cidadão em todo o Estado de São Paulo.

A transformação do Detran em autarquia traz como vantagens a agilidade nos controles internos de processos como emissão de documentos, fiscalização de veículos e condutores, credenciamento de parceiros, estabelecimento de convênios e nas questões relativas a recursos humanos, entre outras. Possibilitará ainda a criação de empregos públicos em níveis médio e superior, por meio de concurso, de carreiras específicas para a área de trânsito, além de gratificação adicional incorporada ao salário base dos oficiais administrativos que já atuam no Detran.SP.