Durante a apresentação do Selo São Paulo Amigo do Idoso, o governador Geraldo Alckmin anunciou a construção de novos equipamentos para idosos em mais de 200 municípios no Estado. Serão 108 novos Centros Dia para Idosos, com investimentos de R$ 500 mil em cada unidade. Existem hoje, no Estado, 20 Centros Dia em funcionamento, que atendem as famílias que precisam trabalhar fora e não têm onde deixar seus idosos nesse período. Também serão construídos 126 Centros de Convivência para o Idoso (CCI), com recursos disponíveis de R$ 250 mil para cada unidade.
O deputado Mauro Bragato destaca as seguintes cidades que, também com seu auxílio, receberão os Centros:
CENTRO DIA DO IDOSO
Região de Presidente Prudente: Presidente Prudente
Região de Assis: Assis
Região Noroeste: Andradina
Região de Ourinhos: Ourinhos
Região de Tupã: Tupã
CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO
Região de Prudente e Alta Paulista: Mirante do Paranapanema, Nantes, Piquerobi, Rancharia, Flora Rica, Rinópolis, Sagres
Região de Assis: Assis, Borá, Ibirarema
Região de Ourinhos: Canitar, Chavantes, Óleo, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo
Região de Avaré: Piraju e Sarutaiá
O Selo São Paulo Amigo do Idoso está incluso nas propostas do Programa São Paulo Amigo do Idoso, lançado em maio deste ano. Para receber o Selo, as prefeituras precisam cumprir quatro etapas, num total de 40 ações:
As cidades que se comprometerem com os critérios para a aquisição do Selo serão contempladas no recebimento dos recursos do recém-criado Fundo Estadual do Idoso. O Fundo se destina a financiar programas e ações voltadas à pessoa idosa, com o objetivo de assegurar os seus direitos sociais e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. A a contribuição é aberta a todos por meio da doação de parte de imposto de renda ou da restituição. Pessoas físicas podem doar até 6% e o limite para as empresas tributadas pelo lucro real é de 1%.
Segundo dados da Fundação Seade, até 2050, a população idosa deverá representar 22% da população mundial. Deste número, mais de 80% viverá em países em desenvolvimento. E pela primeira vez na história da humanidade, teremos no mundo mais idosos do que crianças.
As transformações no Brasil já estão em curso. Em 2010, nosso país já possuía mais pessoas com mais de 65 anos do que crianças com até 4 anos de idade. Só em São Paulo, a população idosa já representa 11% de todos os habitantes do Estado.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente