05/12/2012

Deputado Bragato reivindica melhorias para a sa?de do Oeste Paulista

Deputado Bragato reivindica melhorias para a sa?de do Oeste Paulista

O deputado Mauro Bragato agendou reunião na Secretaria Estadual da Saúde para tratar de questões de Santas Casas do Oeste Paulista. E, nesta quarta-feira, 05/12, o parlamentar e representantes das Santas Casas de Presidente Venceslau e Presidente Prudente, mais o vereador e prefeito eleito de Assis, Ricardo Pinheiro, foram recebidos pelo secretário Giovanni Guido Cerri e sua equipe técnica.

Primeiramente, o provedor da Santa Casa de Prudente, Francelino Magalhães, expos a situação da casa de saúde e pediu ao secretário para verificar a possibilidade da liberação de R$ 600 mil que a entidade teve de devolver ao Estado no ano passado. Falou também do Pronto-Socorro e do setor de oncologia do hospital, que está sobrecarregado, e lembrou de uma ambulância que havia sido autorizada pelo governador Geraldo Alckmin. O secretário disse que vai analisar os pedidos. O diretor administrativo da Santa Casa, José Roberto Garcia, também esteve presente.

A seguir, o vice-presidente do Conselho Deliberativo da Santa Casa de Presidente Venceslau, Mauro Villanova, reivindicou que seja autorizada a liberação de R$ 500 mil para custeio da entidade, verba indicada pelo deputado Mauro Bragato. Com isso, segundo Villanova a entidade conseguirá seguir prestando serviço adequado à população das cidades da microrregião de Venceslau. Cerri acenou com a notícia de que o governo paulista está buscando linhas de financiamento, com juros subsidiados para as Santas Casas do Estado. “O problema não está no Estado; está na tabela do SUS, defasada”, afirmou. Acompanharam a reunião o presidente do Conselho Deliberativo, José Luiz Oberlaender, e o provedor Antonio José Aldrighs dos Santos.

Por fim, o vereador e prefeito eleito de Assis, Ricardo Pinheiro, acompanhado da futura vice-prefeita, Lenilda Ramos, fez uma análise da saúde na cidade e se colocou à disposição para buscar melhorias. Falou dos leitos de UTI da Santa Casa, autorizados pelo governo, e que estão parados. “Precisamos da ação do Estado, e em parceria com o município não vamos deixar a situação dessa forma”, afirmou Pinheiro. Disse ainda que vai agilizar a disponibilização do prédio em condições de abrigar o AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Falta apenas isso para o início das atividades.

A Dra. Lenilda pediu ao secretário um relatório demonstrando em que estágio está a instalação do AME e o que o município precisa fazer para liberar a entrega do ambulatório. “Com um bom diálogo do município com o Estado e o Hospital Regional vamos fazer um bom trabalho e melhorar a situação da saúde em Assis”, afirmou Lenilda.

Mauro Bragato terminou o encontro falando que os problemas são muito parecidos e que o mais grave é que o Governo Federal não dá a importância devida às Santas Casas.