Nesta terça-feira, 18/12, no Palácio dos Bandeirantes, representantes de diversos municípios do Estado de São Paulo receberam prêmios do Programa Município Verde Azul, que avaliou o desempenho ambiental de cada município. As cidades foram avaliadas em dez diretivas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
Antes da entrega dos prêmios, o governador Geraldo Alckmin disse que o Município Verde Azul é um sucesso. "Estabelece metas muito objetivas de saneamento básico, destino final do lixo e qualidade das águas. Hoje defender o meio ambiente é muito importante. O Município Verde Azul não é imediatista, é generoso para preparar para as novas gerações uma melhor qualidade de vida", afirmou.
Os 645 municípios de São Paulo são avaliados pelas ações promovidas na agenda ambiental e neste ano de 2012, quinta edição do Programa, 134 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80.
O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição - FECOP. Em 2011, os 50 primeiros colocados receberam recursos para compra de equipamentos. Em 2013 também serão priorizados os municípios que mais aumentaram sua nota em relação ao ano passado.
O deputado Mauro Bragato destaca e parabeniza os municípios do Oeste do Estado, da sua área de atuação, melhores classificados no ranking ambiental: Ibirarema, Rinópolis, Adamantina, Tarabai, Bastos, Nova Guataporanga, Ourinhos, Dracena, Monte Castelo, Alfredo Marcondes, Teodoro Sampaio, Nova Independência, Paraguaçu Paulista, Álvares Machado, Santa Cruz do Rio Pardo, Pedrinhas Paulista, Palmital, Andradina e Tupi Paulista. Todos tiveram nota acima de 80 e estão na lista de prioridade da Secretaria do Meio Ambiente.
Bragato lembra ainda os municípios que receberam o Prêmio Franco Montoro, que avalia os melhores colocados em cada uma das 19 bacias hidrográficas: município de Rinópolis, pela Bacia do Aguapeí (nota 92,32), Ibirarema, Médio Paranapanema (92,64), Bastos, Bacia do Peixe (88,99) e Tarabai, Pontal do Paranapanema (90,38).
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente