22/03/2013

Regi?o de Assis recebe encontro sobre programa de agricultura familiar

Regi?o de Assis recebe encontro sobre programa de agricultura familiar

O deputado Mauro Bragato promoveu, nesta sexta-feira, 22/03, o “Encontro Regional da Agricultura Familiar”, realizado na cidade de Assis. O evento, parceria do Itesp (Instituto de Terras de São Paulo) e da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), com apoio do Civap (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema), serviu para o diretor-executivo do Itesp, Marco Pilla, falar do PPAIS (Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social), ação do Governo do Estado que visa estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar.

Compareceram pequenos agricultores familiares, associações de produtores, secretários municipais, prefeitos, vereadores, pescadores, representantes de cooperativas municipais da região e interessados no tema em geral.  Bragato abriu os trabalhos falando da importância da agricultura familiar. “A grande indústria brasileira está na agricultura familiar”, brindou, lembrando que o Brasil atingiu agora a maior safra de toda a história, com 185 milhões de toneladas de grãos, aumento de 11,3% em relação à última temporada.

O prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana, ressaltou que todos os municípios têm de unir esforços para que o projeto ‘aconteça’. “É muito importante para a nossa região”, frisou. Já o prefeito de Tarumã e presidente do Civap, Jairo da Costa e Silva, destacou a presença maciça de ‘quem vive da terra’, além de técnicos de instituições e agentes políticos preocupados com a questão da terra.

O PPAIS, projeto do governador Alckmin, aprovado pela Assembleia Legislativa, estipula que os órgãos públicos estaduais deverão empregar no mínimo 30% dos recursos destinados à aquisição de alimentos na compra de produtos oriundos da agricultura familiar. Para Bragato, que foi relator do projeto, a lei é um incentivo muito grande a agricultura familiar paulista, principalmente na região Oeste do Estado. “Além da produção de alimentos, ainda gera muitos empregos e contribui para o desenvolvimento regional. O PPAIS é um estímulo para uma melhor qualidade de vida das famílias”, observa o parlamentar.

Esta foi a segunda edição do encontro. O primeiro, também organizado por Bragato, aconteceu em novembro do ano passado, em Presidente Prudente, com a presença de mais de 300 participantes da Alta Sorocabana, Pontal do Paranapanema e Nova Alta Paulista.
Marcaram presença no evento, além dos já citados, o presidente da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), Jairo de Ameida Machado Júnior, e os prefeitos de Cândico Mota, Zacharias Jabur, Echaporã, Aristeu Bonfim, Maracaí, Eduardo Sotana ‘Tatu’, Ocauçu, Alessandra Colombo, o vice-prefeito de Ibirarema, José Benedito ‘Camachinho’, representando o Legislativo local, o vereador João da Silva Filho ‘Timba’, e o diretor técnico da Cati regional Assis, Cristiano Geller. O público total foi de cerca de 300 pessoas.