16/04/2013

Frente Parlamentar das Ferrovias debate o tra?ado da Norte-Sul em S?o Paulo

Frente Parlamentar das Ferrovias debate o tra?ado da Norte-Sul em S?o Paulo

Nesta quinta-feira, 18/04, a Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, coordenada pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), vai entrar na discussão do trajeto da Ferrovia Norte-Sul em São Paulo. Participará do encontro o diretor de Operações da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, Bento José de Lima.

Será uma grande oportunidade para a população do Estado tomar conhecimento do cronograma de obras da ferrovia e debater qual será o trajeto em terras paulistas. Inicialmente, estava previsto para cruzar o Oeste do Estado, passando pelo Pontal do Paranapanema, seguindo para o Estado do Paraná e terminando na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Segundo a Valec, a Ferrovia Norte-Sul previa a construção de 1.574 quilômetros de trilhos, cortando os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Com a Lei Federal 11.772, de 17 de setembro de 2008, que incorporou o trecho Açailândia (BA) e Anápolis (GO) – Panorama (SP) ao traçado inicialmente projetado, a Ferrovia Norte-Sul passaria a ter, quando concluída, 3.100 quilômetros de extensão. Posteriormente, a VALEC foi autorizada a realizar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental no prolongamento sul da Ferrovia, no trecho que irá de Panorama (SP) até o Porto de Rio Grande (RS), de cerca de 1.620 km.

A Frente Parlamentar se reúne desde o fim de 2011, debatendo assuntos de interesse paulista. O deputado Bragato já ouviu o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, falar sobre a integração por via férrea entre as regiões metropolitanas do Estado; debateu com o presidente da ALL (América Latina Logística), concessionária da maior parte da malha paulista, os diversos problemas apontados por prefeitos de todo o Estado; e no lançamento dos trabalhos reuniu uma gama de especialistas em logística e transportes. Em todos esses encontros é muito forte a participação de prefeitos, vereadores, lideranças regionais, empresários, associações de municípios, sindicalistas e centenas de apaixonados por ferrovias.

O parlamentar faz um levantamento dessas opiniões desde que foi relator da CPI das Ferrovias, encerrada em 2010. Bragato produziu um relatório consistente, verdadeiro raio-X  da situação da malha ferroviária paulista e que trouxe a público o inquérito realizado pela Polícia Federal, na chamada operação ‘Fora dos Trilhos’, que investigou a ALL e apurou crimes praticados contra os bens da extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal) e da Fepasa (Ferrovias Paulistas).

Serviço:

O quê: Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista – com a presença do diretor de Operações da Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias, Bento José de Lima.
Quando: Dia 18 de abril, quinta-feira, às 10 horas
Onde: Plenário José Bonifácio, Assembleia Legislativa de São Paulo, Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera – São Paulo/SP