18/04/2013

Tra?ado da ferrovia Norte-Sul pode passar pelo Pontal do Paranapanema

Tra?ado da ferrovia Norte-Sul pode passar pelo Pontal do Paranapanema

O diretor de Operações da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, Bento José de Lima, em reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, coordenada pelo deputado Mauro Bragato, disse que a empresa vai estudar incluir Rosana no trecho paulista da ferrovia Norte-Sul. Bento afirmou ter ficado muito satisfeito com os subsídios que colheu após o encontro e que é grande a possibilidade de inserção do município no traçado da ferrovia. “A reunião foi marcada no momento exato, antes da tomada de decisão sobre o trajeto”, frisou. Presidente Epitácio também se apresentou como opção, até porque já constava no projeto original.

A Valec é responsável pela contratação das obras da ferrovia que se propõe a integrar o país e melhorar a competitividade das cargas transportadas. Vinda do norte a ferrovia entrará em terras paulistas pelas cidades de Estrela D Oeste e Panorama. Segundo a Valec, a Ferrovia Norte-Sul previa a construção de 1.574 quilômetros de trilhos, cortando os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Com a Lei Federal 11.772, de 17 de setembro de 2008, que incorporou o trecho Açailândia (BA) e Anápolis (GO) – Panorama (SP) ao traçado inicialmente projetado, a Ferrovia Norte-Sul passaria a ter, quando concluída, 3.100 quilômetros de extensão. Posteriormente, a Valec  foi autorizada a realizar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental no prolongamento sul da Ferrovia, no trecho que irá de Panorama (SP) até o Porto de Rio Grande (RS), com cerca de 1.620 km.

A prefeita de Rosana, Sandra Kasai, entregou pessoalmente, durante a reunião da quinta-feira, 18/04, nas mãos do diretor da Valec o projeto que visa ligar o distrito de Porto Primavera à Ferrovia Norte-Sul. Estudo da prefeitura de Rosana aponta que se a proposta defendida pelo município for adotada, haverá economia de aproximadamente R$ 700 milhões e o trajeto seria encurtado em 60 quilômetros em relação ao projeto de Panorama– Dourados (MS)–Estado do Paraná.

A quarta reunião da Frente contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre prefeitos, vereadores, lideranças, sindicalistas, empresários, pesquisadores e gente interessada no tema. Bragato diz que o próximo encontro da Frente deverá acontecer na região de Presidente Prudente e espera contar novamente com a presença da Valec para mostrar os avanços do projeto da ferrovia Norte-Sul em São Paulo. O parlamentar ainda exaltou, além da presença paulista, a participação de representantes dos Estados do Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o que demonstra o interesse pelo tema. Bragato encerrou a reunião dizendo “Nós queremos trens!”

Participaram também os deputados Welson Gasparini (PSDB), vice-coordenador da Frente, Jooji Hato e Itamar Borges (PMDB), Roberto Massafera (PSDB), José Zico Prado (PT) e Vitor Sapienza (PPS).