O deputado Mauro Bragato, coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias na Assembleia, considerou muito positivo o encontro em Brasília com a diretoria da Valec — empresa responsável pela implantação da ferrovia Norte-Sul, que pretende integrar o país por via férrea. Bragato, que organizou a reunião, foi acompanhado de uma comitiva com 26 representantes (prefeitos, vereadores, empresários, professores, sindicalistas) da região de Presidente Prudente à sede da empresa, nesta terça-feira, 21/05. “Nós fomos lá para dizer que queremos a ferrovia Norte-Sul na nossa região. Fomos debater uma sugestão de traçado ligando Panorama a Rosana, passando por Epitácio”, disse o parlamentar.
E a Valec, representada pelos diretores Osiris dos Santos (de Engenharia e presidente em exercício), Jair Galvão (de Planejamento), e Bento José de Lima (de Operações), confirmou que o pleito chegou na hora certa, em que ainda só está definido o traçado até a cidade de Panorama. Segundo a Valec, essa proposta da região de Prudente reduzirá os custos entre R$ 3 e R$ 4 bilhões, pois haverá economia na implantação de duas pontes sobre o rio Paraná, além da redução de 450 quilômetros de trilhos.
O diretor Bento afirmou que grupo técnico da ANTT estará nos próximos 15 dias em Rosana para avaliar o aproveitamento da ponte sobre o rio Paraná. Já o diretor de Planejamento, Jair Galvão, disse que o debate é oportuno. A Norte-Sul só definiu traçado de Estrela até Panorama, já tendo contratado projeto de Panorama a Chapecó e de Chapecó a Rio Grande. Bragato, em nome da Frente Parlamentar das Ferrovias, disse que o traçado na região de Prudente seráo muito importantes para o desenvolvimento regional e para o Estado de São Paulo.
Também para tratar do assunto, o presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), Bernardo Figueiredo, que tem por finalidade planejar a logística no país para rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias, deve comparecer na Assembleia na primeira quinzena de junho, convidado por Bragato para uma reunião da Frente.
Lista dos presentes:
Milton Carlos de Mello (prefeito de Presidente Prudente), Sandra Aparecida de Souza Kasai (prefeita de Rosana e 2ª vice-presidente da Unipontal), Ivo Santos (prefeito de Adamantina e presidente da Amnap), Luis Carlos Henrique da Cunha (prefeito de Panorama), Sidnei Caio da Silva Junqueira (prefeito de Presidente Epitácio), Maciel Corpa (prefeito de Pacaembu), Silvio Ushijima (prefeito de Irapuru), Waldemar Siqueira Ferreira (prefeito de Paulicéia), Luiz Carlos Molina (prefeito de Nova Guataporanga), Manoel Pereira dos Santos (prefeito de São João do Pau D’Alho), Rodrigo Lemes Arteiro (presidente da OAB-Presidente Prudente), Marco Antonio Goulart (OAB-Prudente), Wadir Olivetti Junior (Ciesp/Fiesp), Marcos Antônio Carvalho Lucas (Aviesp-Associação das Agências de Viagem Independentes do Interior do Estado de SP), Antonio Assiz Carvalho Filho (Unesp-PP), Ricardo Anderson Ribeiro (Acipp-Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), André Ferreira da Silva (vereador de Panorama), Edemilson Carlos Domingues (vice-prefeito de Panorama e presidente da Associação Comercial da cidade), Sleiman Aissami (presidente da Câmara de Panorama), Valdeci Inácio (vereador de Nova Guataporanga), Antonio Rocha (comerciante), Milton Salzedas (incoesp-Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista Panorama), Antonio Alberto Ribeiro Barbosa (presidente da UEPP-União das Entidades de Presidente Prudente e representante da APM-Associação Paulista de Medicina).
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente