Na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia o deputado Mauro Bragato está buscando cursos do Via Rápida Emprego para o Oeste paulista. Acompanhado de prefeitos e representantes de cinco cidades da região, ele esteve na secretaria, recebido pelo secretário Luiz Carlos Quadrelli, reforçando os pedidos.
Bragato diz que é muito importante para a região a oferta de cursos de qualificação. “É necessário adequar a formação à necessidade regional, pois o que falta é emprego e renda”, afirmou. Veja, a seguir, os pleitos e, abaixo, os cursos já autorizados.
Nova Independência — A prefeita Neusa Joanini pleiteou o Via Rápida para atender jovens da cidade e também solicitou uma classe descentralizada da Etec. Bragato sugeriu que o curso fosse voltado para o setor sucroalcooleiro.
Maracaí — Para o município, o prefeito Eduardo Sotana ‘Tatu’ também solicitou o Via Rápida, já elencando os cursos voltados para computação, garçom, padeiro e para desenvolver o comércio local. Também reivindicou verba para infraestrutura do distrito industrial.
Guaraçaí — O prefeito Antonio Aparecido Suttini pediu cursos e uma classe descentralizada da Etec do Centro Paula Souza.
Murutinga do Sul — Para Murutinga, o prefeito José Celio Campos disse que precisa de qualificação e treinamento de mão-de-obra com salas descentralizadas do Paula Souza.
Presidente Venceslau — Jorge Duran, prefeito, solicitou apoio técnico para fazer sondagem e encontrar a galeria que tem causado erosão no bairro Parque São Jorge, que chegou a destruir uma casa.
O secretário Quadrelli, por sua vez, além de divulgar os cursos que já estão autorizados, disse que no segundo semestre terá mais 150 cursos para atender os municípios. Pediu para a assessoria identificar junto aos prefeitos os cursos mais adequados para suas realidades. Quanto ao pleito de Venceslau disse que iria iniciar os estudos.
Quadrelli informou os cursos autorizados: 30 vagas para alimentador de linhas de produção para Guaraçaí; 30 vagas processo do açúcar e do álcool para Maracaí; outras 30 para assistente de crédito e cobrança para Murutinga; mais 30 para Nova Independência que a prefeita Neusa solicitou fossem direcionadas para padeiro; e 30 vagas para assistente administrativo em Presidente Venceslau.
Também estiveram na reunião Tauana Duarte, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Nova Independência, o vice-prefeito de Murutinga do Sul, Paulo Gambaratto, o vereador de Guaraçaí Francisco Oliveira Silva, o vereador de Maracaí Edivaldo Rodrigues da Silva, acompanhado de André Luis Carvalho de Oliveira e Cláudio Júnior Ribeiro, e André Falchi Bueno, assessor da secretaria.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente