11/05/2013

Projeto d? diretrizes para o tratamento da s?ndrome de ?Burnout?

Além de trabalhar incessantemente pela região de Presidente Prudente, o deputado Mauro Bragato executa um importante trabalho de elaborar leis que beneficiem a população do Estado de São Paulo. E nesse sentido, o parlamentar tem apresentado projetos visando melhorar a vida de portadores de doenças e síndromes. Tem um projeto tramitando na Assembleia para proteger os autistas, outro pronto para ser votado que dispões sobre o fornecimento gratuito de medicamentos biocurativos, que tratam da cicatrização de feridas crônicas, e agora deu entrada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa proposta de Bragato que estabelece diretrizes para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos portadores da síndrome de “Burnout” no Estado de São Paulo.

Esse distúrbio psíquico tem caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso. As principais características são a tensão emocional e estresse crônico, provocados por condições de trabalho, físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, bombeiros, policiais, agentes penitenciários,  e as mulheres - que enfrentam dupla jornada de trabalho - correm risco maior de desenvolver o transtorno.