Após acordo da Cesp (Companhia Energética de São Paulo) com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, a cidade de Presidente Epitácio receberá recursos para um museu de arqueologia e história natural. É um processo que está em andamento e conta com o apoio do deputado Mauro Bragato.
Paralelamente a isso, o deputado Mauro Bragato e o prefeito de Epitácio, Sidnei Junqueira "Picucha", acreditam que seria importante um suporte acadêmico que crie espaço de pesquisa, que gere conhecimento na área da arqueologia, por exemplo. “Há muitos sítios arqueológicos na região e um importante campo de trabalho no setor”, afirma Bragato. Por isso, atendendo pedido do prefeito, o parlamentar agendou reunião com o reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Julio Cezar Durigan, para conversar sobre a proposta de Presidente Epitácio.
Bragato diz que o museu é muito importante, mas somente a instalação não será suficiente para criar uma cultura de apelo à história e à arqueologia. “Aí é que seria importante aliar a estrutura do museu com a experiência da universidade em pesquisa e geração de conhecimento”, destacou.
O reitor acredita que, inicialmente, poderia ser disponibilizado um curso lato sensu, de especialização, para posteriormente, avaliar a possibilidade de implantação de um curso formal de graduação em arqueologia. O prefeito Picucha diz que a cidade merece e terá um museu e serviços de excelente qualidade.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente