O deputado Mauro Bragato acompanhou prefeitos e representantes de seis cidades da região Oeste do Estado, nesta terça-feira, 05/11, na Secretaria Estadual de Segurança Pública. Foram recebidos pelo secretário Fernando Grella Vieira para reivindicar aumento de efetivo policial e melhorias na segurança da região.
Inicialmente, comitiva da cidade de Tupã, liderada pela vereadora Telma Tulim, apresentou, com o reforço do deputado Bragato, a reivindicação de mudanças no serviço de atendimento a emergências 190 para a cidade. Telma apresentou ao secretário um abaixo-assinado com 9.816 assinaturas de cidadãos que pedem a volta do atendimento à cidade. O serviço passou a ser centralizado em Marília, forma que o governo do Estado encontrou para que a Polícia Militar pudesse contar com mais homens no policiamento de rua e não em serviços administrativos. Porém, segundo as informações do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Tupã, a prestação de serviços piorou demais.
O secretário lembrou que a intenção da centralização é melhorar o atendimento à população e disse que vai verificar a situação pois os casos relatados não podem ocorrer. Acompanharam a vereadora Telma os membros do Conseg de Tupã Sonia Regina Tayano (presidente), Andrea Fátima Avanso, Celso Eder Pavanelli Alves, Geovana Mora e Mário Vieira dos Santos.
O prefeito de Presidente Epitácio, Sidnei Junqueira “Picucha” solicitou um número maior de policiais civis e militares na cidade e pediu para que a Secretaria reavalie o custo da parceria para a atividade delegada (que permite que policiais militares, em dias de folga, façam policiamento ostensivo no apoio às prefeituras nas atividades de fiscalização).
Já o prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran, discorreu sobre a necessidade da construção de uma sede própria para o batalhão da Polícia Militar local. Falou sobre a cessão de terreno feita pela prefeitura e pediu um encaminhamento para a solicitação.
O prefeito de Tarumã e presidente do Civap (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema), Jairo da Costa e Silva, fez primeiro pedido de caráter regional: a instalação do IML (Instituto Médico Legal) e o IC (Instituto de Criminalística), em Assis, que atende a toda a região. Jairo também reivindicou a presença de um delegado efetivo na cidade de Tarumã e a construção de um destacamento próprio para a Polícia Militar no município.
Para Quatá, a prefeita Luciana “Lu” Guimarães Alves Casaca, disse que precisa de apoio da Polícia Militar para desenvolver um trabalho de prevenção às drogas. Além disso, afirmou ter o mesmo problema de falta de um delegado efetivo na cidade.
Para o município de Cândido Mota, o prefeito Zacharias Jabur reforçou vários pedidos já feitos. Disponibilização de um delegado, investigadores, escrivães, agentes de telecomunicações e duas viaturas. Também pediu aumento do efetivo da Polícia Militar, construção do prédio sede da PM, e, com apoio da presidente da Câmara Municipal, Inês de Fátima Pelizzon Pimentel, reivindica a instalação de câmeras de segurança. Também acompanharam a reunião o presidente da Câmara de Tarumã, vereador Edélcio Francisco Silvério, e o vereador de Assis, João da Silva Filho “Timba”.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente