Nesta segunda-feira, 11/11, o vice-presidente da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Nelson Bugalho, e o deputado Mauro Bragato participaram de encontro no Civap (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema) para discutir aquicultura. Foram recebidos pelo presidente do Consórcio e prefeito de Tarumã, Jairo da Costa e Silva. Presentes também pesquisadores da APTA, CATI, representantes da Coopermota, secretários de Meio Ambiente e lideranças regionais, além de membros da Cetesb de Assis.
O encontro teve como objetivo discutir ações legais que buscam fomentar a aquicultura na região do Vale. Entre os assuntos tratados na reunião esteve o Decreto nº 58.544/2012. Lideranças envolvidas, tendo como grandes incentivadores o deputado Bragato e o vice-presidente Bugalho, decidiram enviar ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, ofícios solicitando a prorrogação do prazo para o licenciamento ambiental para a aquicultura, previsto no decreto e também adequações no respectivo documento. A iniciativa visa contemplar a realidade da piscicultura na região do Vale Paranapanema e em todo o Estado, de maneira a possibilitar a regularização dos empreendimentos com menor burocracia e custos.
Marcaram presença no encontro o prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana, prefeito de Cândido Mota, Zacharias Jabur, a vice-prefeita de Assis Lenilda Ramos, o produtor e pscicultor cândidomotense Ivo Guiotti, a diretoria da Coopermota, os pesquisadores da APTA, Luiz Marques da Silva Ayroza e Daercy M. M. Rezende Ayroza que, recentemente, ministraram palestra no Civap sobre o preenchimento da Declaração de Conformidade para Dispensa de Licenciamento Ambiental. O Encontro ainda teve a participação do gerente da Cetesb /Agência Ambiental de Assis, Luis Eduardo Zuniga Medel.
Representantes que atuam na área falaram das dificuldades regionais frente às exigências do Decreto. O deputado Bragato lembrou da importância de se agir regionalmente e se organizar frente às possibilidades regionais e as condições impostas pelo Decreto.
Além deste encontro, outras ações ocorreram como forma de fomentar a aquicultura na região. Todas com apoio dos prefeitos do Civap, da APTA, CATI e do deputado Mauro Bragato.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente