Em Brasília, na quinta-feira, 14/11, o deputado Mauro Bragato organizou mais uma reunião para discutir o traçado da Ferrovia Norte-Sul na região de Presidente Prudente. O encontro aconteceu na sede da EPL (Empresa de Planejamento e Logística) que tem por finalidade planejar a logística no país para rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias. Participou também o gerente de planejamento da Valec, empresa responsável pela contratação das obras da Norte-Sul, Eduardo Quadros.
O encontro, proposto por Bernardo Figueiredo, presidente da EPL, na última reunião ocorrida em 24 de outubro, serviu para a Valec apresentar os projetos da ferrovia no Estado de São Paulo. Teve uma participação importante desta vez: o governo paulista, motivado pela articulação do deputado Bragato, enviou um representante, Milton Xavier, da Secretaria Estadual de Logística e Transportes.
O gerente da Valec deu um panorama do que a empresa está desenvolvendo. Reforçou que esta é a hora de se discutir o traçado e gostou de ter ouvido as propostas da comitiva paulista. Na última reunião, Bernardo Figueiredo, garantiu que a região está inserida no projeto.
O empresário Sérgio Orlandini, de Rosana, mostrou todas as vantagens do projeto apresentado pela prefeita da cidade, Sandra Kasai, em reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, coordenada por Bragato, em abril deste ano. O projeto conta com o apoio do empresariado da região, representado pela UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e região), e de todos os participantes desta reunião com a EPL e a Valec.
Estavam em Brasília o deputado federal Nelson Marquezelli, o presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) e prefeito de Regente Feijó, Marco Rocha, o prefeito de Narandiba, Enio Magro, o prefeito de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, o vereador Roberto Fernandes Moya Junior, presidente da Câmara de Rosana, e o vereador rosanense Waltinho da Gleba. Da EPL também participou Fernando Castilho, da área de ferrovias.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente