25/11/2013

Em Andradina, deputado discute tra?ado da Ferrovia Norte-Sul em S?o Paulo

Em Andradina, deputado discute tra?ado da Ferrovia Norte-Sul em S?o Paulo

A Amensp (Associação dos Municípios do Extremo Noroeste Paulista) organizou audiência pública para debater o traçado da Ferrovia Norte-Sul que está para ser licitado, no trecho entre Estrela D’Oeste e Panorama. A reunião aconteceu nesta segunda-feira, 25/11, na Câmara Municipal de Andradina, e contou com a participação do deputado Mauro Bragato, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Uma boa notícia, confirmada pelo representante da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, engenheiro Marcos Cardoso, foi de que os estudos de viabilidade técnica indicam que o melhor trajeto passa por Estrela D’Oeste, Castilho e Panorama, atendendo a região Noroeste. Também segundo ele, o estudo aponta que o trecho que avança para o Mato Grosso do Sul ainda não tem essa garantia, encontra alguns problemas ambientais.

Mauro Bragato disse que a sua presença e a de prefeitos, vereadores e lideranças da região de Presidente Prudente serviu para somar esforços. “Estamos mobilizando a região para aumentar a força paulista”, afirmou.

A prefeita de Rosana, Sandra Kasai, frisou que a discussão sobre a Ferrovia Norte-Sul não se iniciou hoje, vem de longa data. Começou com apoio incondicional do deputado Bragato, em reunião da Frente Parlamentar das Ferrovias, na Assembleia, quando foi apresentado o projeto que inclui a região neste traçado, indo de Panorama a Rosana, passando por Presidente Epitácio. Isso em função da estrutura da região e do oferecimento de portos intermodais, e de rodovias e hidrovias bem estruturadas.

Sandra questionou novamente se os órgãos do governo federal sabiam da existência da ponte rodoferroviária em Rosana e se elaboraram estudos. Acabou por confirmar com a Valec que ainda há tempo para o estudo ambiental e financeiro garantir a região no traçado da ferrovia. E o empresário Sergio Orlandini, que fez todo o estudo do projeto, estava presente e disse que ia entregar o documento aos órgãos federais.

Compuseram a mesa de trabalho, além do deputado Bragato, o presidente da Amensp, prefeito de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, o prefeito de Andradina, Jamil Ono, o presidente da Câmara de Andradina, vereador Wilson Bossolan, o superintendente do Dnit em São Paulo, Ricardo Madalena, e o engenheiro da Valec Marcos Cardoso, além do pároco da Igreja Matriz São Sebastião, de Andradina, Sebastião Gonçalves.

Além da presença de dezenas de prefeitos e vereadores das regiões Oeste e Noroeste, os líderes empresariais de Prudente e região foram representados no evento por Alberto Barbosa, da UEPP, e Marco Antonio Goulart, OAB.