27/11/2013

HR: Bragato agenda reuni?o com Conselho de Sa?de e vereadores de Prudente

HR: Bragato agenda reuni?o com Conselho de Sa?de e vereadores de Prudente

Dando continuidade à reunião realizada em agosto, agendada pelo deputado Mauro Bragato, o parlamentar marcou mais um encontro nesta quarta-feira, 27/11, na Secretaria Estadual de Saúde. Novamente, o Conselho Municipal de Saúde de Presidente Prudente levou suas reivindicações e fez um balanço do que avançou após a primeira reunião.

O coordenador de Gestão de Contratos da Secretaria, Eduardo Ribeiro Adriano, disse que houve alguns avanços e confirmou que deverá ir à cidade para uma visita ao hospital, verificar pessoalmente as possibilidades apresentadas. Mauro Bragato sugeriu, além das propostas feitas, que a Pasta estude a possibilidade da criação do cargo de ouvidor no hospital, uma forma de dar mais transparência às ações do HR e prestar contas à população. Disse que já houve avanço na questão da comunicação, mas seria importante contar com um ouvidor.

A intenção das reuniões é abrir um canal de comunicação e estreitar o relacionamento entre Hospital Regional de Prudente e o Conselho Municipal de Saúde, que representa a sociedade prudentina. Para isso, o presidente do Conselho, Valdinei Wanderley da Silva, entregou ofício com algumas propostas, como, por exemplo, a participação do Conselho na gestão do hospital e um acompanhamento da Secretaria sobre o novo contrato que deverá ter início em fevereiro de 2014.

A Câmara de Prudente, representada pelos vereadores Izaque José da Silva, José Carlos Roberto “Café”, Geraldo da Padaria e Demerson Dias, reforçou os pedidos do Conselho de Saúde e acrescentou algumas questões a respeito do Iamspe. O vereador Izaque reafirmou que a intenção é buscar políticas que melhorem o serviço, principalmente a partir do novo contrato. Ressalvou também que já houve melhoras e o intuito agora é receber o secretário em Presidente Prudente.

Mauro Bragato finalizou o encontro lembrando da responsabilidade dos outros municípios da região. “É preciso um trabalho de informação e educação da população e mais envolvimento dos gestores municipais para que todo tipo de encaminhamento não acabe indo para Prudente”, disse.

Participaram ainda da reunião os conselheiros Valdomira Sampaio e Gonçalo Meneses de Lima, o advogado do Sindicato dos Médicos, Teddy Negrão, o Frei Marcos Antonio, da comunidade da Igreja Nossa Senhora do Carmo, Vila Maristela, e outros representantes. Também esteve na reunião Eliana Radesc, do departamento de Acompanhamento de Hospitais, da Secretaria.