No sábado, 14/12, o deputado Mauro Bragato foi recebido por cerca de 200 agricultores, representantes dos 37 assentamentos de Mirante do Paranapanema. A reunião aconteceu na sede do Rotary Club de Mirante, com a participação do vereador Climério Costa Lima, do ouvidor do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Ivaldo Sobral de Luna, do gerente regional do Itesp de Presidente Prudente, Marco Túlio Vanalli, do assessor de mediação de conflitos, Marco Antonio Silva, do presidente do PSDB local, Clovis da Silva Barbosa, e do representante dos assentados Geraldo de Oliveira “Chiruo”, além de outras autoridades e membros de partidos políticos.
A reunião, conduzida por Bragato, teve como principais temas a titularidade definitiva dos lotes dos assentados, a retomada de lotes por parte dos Itesp e a relação de trabalho e de atendimento entre os escritórios regionais e os assentados, principalmente o de Mirante do Paranapanema. Várias lideranças e vários assentados se pronunciaram sobre os temas. O vereador Climério mostrou-se bastante preocupado com a falta de titularidade dos lotes dos assentados, indicando que muitos já estão há mais de 20 anos em seus lotes e ainda não tem a titularidade, o que impossibilita obter recursos no sistema bancário, a transmissão para filhos em caso de morte, além do risco de retomada dos lotes por parte do Itesp.
Chiruo também mostrou as mesmas preocupações, indicando que mais de 6.000 agricultores assentados estão nesta situação. Os representantes do Itesp, Ivaldo e Marco Túlio, informaram que o tema da titularidade já começou a ser debatido dentro do órgão, inclusive em reunião realizada recentemente com representantes de países latinoamericanos que apresentam situações parecidas, para troca de informações e experiências.
Mauro Bragato agradeceu as várias manifestações de reconhecimento de seu trabalho junto aos assentados de toda a região, informou que é presidente da Frente Parlamentar de Regularização Fundiária e disse que vai continuar fazendo gestões para resolver junto aos órgãos competentes as situações apresentadas, inclusive que entraria em contato com o diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, e com a Procuradoria Geral do Estado para estarem presentes na próxima reunião, que ficou previamente marcada para janeiro de 2014.
Bragato mostrou-se bastante preocupado com a retomada dos lotes e com a relação entre os assentados e os funcionários do Itesp. O parlamentar avaliou que a reunião foi muito produtiva, realizada num clima democrático e cordial, no qual todos puderam se manifestar e expressar suas opiniões, contribuindo significativamente para a solução dos problemas apresentados.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente