O deputado Mauro Bragato agendou reunião na Secretaria Estadual da Fazenda com representantes dos excedentes dos concursos para agente Fiscal de Renda e apof (analista em Planejamento, Orçamento e Finanças). E na quinta-feira, 19/12, o grupo, acompanhado do chefe de gabinete do parlamentar, Oscar Gozzi, foi recebido pelo secretário-adjunto, Philippe Duchateau.
Sobre os apofs, uma das representantes do grupo, Cláudia Martins, falou sobre as características do concurso, o alto nível de qualificação dos aprovados, e solicitou, além da chamada dos excedentes, informações sobre o processo. Foi discutida a questão da temporalidade do concurso, em cujo edital não estava explicitada a validade, e a possibilidade de aproveitamento dos concursados em outras secretarias.
O secretário iniciou a conversa parabenizando a todos, pois, segundo ele, a prova foi realmente muito difícil. Carlos Mesquita, outro representante do grupo, falou da pequena diferença entre os classificados. “O concurso foi tão equilibrado que não havia diferença no número de acerto de questões entre 50 candidatos”, frisou.
Duchateau disse que, apesar de entender que o concurso, em função da Lei, tem validade de dois anos (até outubro de 2015), vai solicitar parecer jurídico e do RH para esclarecer a questão junto ao grupo. Disse também que não pode antecipar se os remanescentes serão utilizados em 2014, mas tem o entendimento de que será possível chamá-los até 2015. Frisou que os apofs serão mantidos com cargo na Fazenda, podendo servir em outras secretarias.
Outro assunto foi o pleito dos excedentes aprovados no concurso de fiscal de renda para que sejam aproveitados no quadro da Secretaria. Um dos representantes do grupo, Kelson Shan, falou sobre todo o trabalho de pesquisa que fizeram sobre as vacâncias no cargo que ocorrerão neste próximo ano e disse acreditar que, em função dos servidores a se aposentar, uma porta poderia ser aberta para a chamada de um número maior de aprovados.
O secretário Duchateau relatou que já foram chamados 442 aprovados neste ano e a outra metade do total de 885 vagas será convocada em 2014. No tocante a este certame ele afirmou que “tudo está caminhando dentro do programado” e, dificilmente, haverá carências adicionais.
Participaram da reunião os coordenadores da Secretaria Edson Kondo e Antonio Dorival Gamba, além dos dois grupos de representantes dos concursados:
Agente fiscal de renda: Kelson Chan, Cristiano Rodrigues, Anelisa Zerlim e Felipe de Moura;
Apof: Cláudia Martins, Carlos Mesquita, Vinícius Alécio, Andréia Ribeiro Pereira e Tatiana Magalhães Leite de Sá.
Anteriormente, o deputado Mauro Bragato já havia acompanhado os dois grupos em reunião com o secretário estadual de Gestão Pública, Davi Zaia.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente