Na quarta feira, 22/01, foi debatido na Câmara Municipal de Presidente Epitácio a proposta de Lei Municipal criando o Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência. Estavam presentes o presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPCD), Ronilson Silva, e Claudinei Dinello, presidente da Câmara de Pirapozinho e membro da AINDEF - Associação de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, de Teodoro Sampaio.
Ronilson Silva explicou que “as pessoas com deficiência têm hoje poucos canais eficazes de interlocução dentro da esfera pública”. Daí a importância da elaboração de Lei Municipal criando o Conselho, que poderá atuar, com representação legítima, junto a órgãos municipais, estaduais e federais. Ronilson agradeceu a iniciativa do vereador Fabricio Duarte Rocha em propiciar a divulgação das novidades em questões de inclusão da pessoa com deficiência, e ressaltou também a presença do assessor Sérgio Maroto, que representou o deputado Mauro Bragato.
Já o vereador e presidente da Câmara de Pirapozinho, Claudinei Dinello, relatou a todos as dificuldades que passa, por ter deficiência de locomoção, e as razões para se trabalhar com projetos e programas dedicados às pessoas com deficiência.
Participaram da audiência pública a vice-prefeita de Epitácio, Alda Catarina Garcia Shneidwind, que representou o prefeito Sidnei Caio da Silva Junqueira “Picucha”, o presidente da Câmara Municipal, Acir Murad, os vereadores Marlan de Melo, Alemão Tedesco, Tico do Transporte Escolar, Juninho do Rap, e o proponente do encontro, Fabricio Duarte Rocha, além de integrantes da APAE e outros órgãos que atuam com deficientes em Presidente Epitácio.
As autoridades epitacianas presentes à reunião assumiram o compromisso de no mais curto espaço de tempo solicitar do prefeito Picucha a elaboração de uma lei que crie o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência em Presidente Epitácio. Para tanto o vereador Fabrício já elaborou uma Indicação com cópia de modelo de projeto de acessibilidade aos deficientes.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente