13/03/2014

Deputado Mauro Bragato envia den?ncias contra ALL a autoridades

Deputado Mauro Bragato envia den?ncias contra ALL a autoridades

O deputado Mauro Bragato, que nesta semana recebeu denúncias contra a ALL (América Latina Logística), principal concessionária da malha ferroviária no Estado de São Paulo, enviou ofícios a diversos órgãos estaduais e federais para que tomem conhecimento da situação. Como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, o parlamentar está distribuindo as informações ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao Ministério dos Transportes, à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), à EPL (Empresa de Planejamento e Logística), à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal, à Secretaria Estadual dos Transportes, ao Ministério Público Federal, além de todos os membros da Frente.

Na segunda-feira, 10/03, Bragato já havia usado a tribuna da Assembleia Legislativa, para registrar a denúncia, feita pelo representante do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana, José Claudinei Messias. O documento, segundo o parlamentar, relata uma série de fatos que mostram o “estrago e a postura deletéria” da ALL, em São Paulo.

Bragato também falou, no seu discurso, que deve convidar o presidente da ALL para esclarecer, em reunião da Frente, o porquê da insistência em desativar o trecho de Presidente Epitácio a Presidente Prudente, bem como explicar os sinais cada vez mais claros de desativação do trecho Prudente—Assis—Ourinhos. Ele acredita que essa política da empresa tem infringido as leis da concessão, prejudicando claramente o interesse paulista.

Por fim, o parlamentar diz que vai envolver todos esses órgãos e autoridades para que a ALL “pare de prejudicar os interesses do povo de São Paulo”.

Moção à presidente da República — Paralelamente à mobilização que está fazendo em relação às denúncias contra a ALL, o deputado Bragato também encaminhou moção à presidente da República, Dilma Rousseff, solicitando que seja garantida, pelos órgãos competentes, o cumprimento do Contrato de Concessão vigente entre a União e a empresa ALL que, conforme denúncia do Sindicato dos Trabalhadores da Sorocabana, não está prestando um serviço adequado, causando sérios prejuízos a empresas, ao quadro funcional e à economia regional e estadual. 

No caso do município de Presidente Prudente, por exemplo, funcionários sediados como maquinistas e operadores de produção estão sendo transferidos para outros locais, ou seja, é clara e latente a intenção de desativação dessa importante sede ferroviária e fere o objeto da concessão, conforme já apontado anteriormente pela ANTT.