O deputado Mauro Bragato está acompanhando as negociações entre piscicultores e o governo do Estado de São Paulo. A ideia é chegar a um consenso para elaboração de decreto para regulamentação das licenças ambientais para a piscicultura paulista. A última reunião aconteceu na segunda-feira, 31/03, no Palácio dos Bandeirantes com proprietários de criatórios de alevinos e de peixes junto com o secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Júlio Semeghini, e outros órgãos do governo.
Os piscicultores apresentaram algumas sugestões de alterações no decreto, que foram feitas em conjunto com os órgãos responsáveis. O objetivo é criar condições adequadas à realidade dos produtores na regulamentação do licenciamento ambiental para que continuem produzindo alevinos e peixes. Hoje, segundo eles, a norma é bastante exigente e ninguém consegue se adaptar a ela.
O secretário Júlio Semeghini disse que o governador Geraldo Alckmin está preocupado e empenhado em resolver a situação para não prejudicar a atividade, que gera muito desenvolvimento para o Estado. “O processo já está adiantado, vamos marcar agora uma audiência com os secretários do Meio Ambiente, da Agricultura e o governador Geraldo Alckmin para que possamos chegar a um acordo e fechar o decreto”, disse Semeghini.
O deputado estadual Carlão Pignatari esteve presente à reunião e também está apoiando a causa dos produtores. Participaram ainda a secretária-adjunta de Planejamento, Cibele Franzese; o secretário-adjunto da Agricultura, Alberto Macedo, e Cintia Maluf; os técnicos da Cetesb, Marta Lamparelli e Mauro Sato; a pesquisadora Daercy Rezende Ayrosa, Luiz Ayrosa e Orlando de Castro, da APTA; José Carlos Rosseti, coordenador da CATI; Clóvis do Carmo, do Instituto de Pesca; Edson Kubo, do Instituto de Pesca; o piscicultor Emerson Esteves, presidente da Câmara Setorial de Pescado, e o diretor Martinho Colpani Filho; o empresário Juliano Kubitza, da empresa Royal Fish; e o assessor do deputado Barros Munhoz, José Luiz Fontes. O assessor Sílvio de Albuquerque representou o deputado Mauro Bragato neste encontro. Na reunião anterior também havia participado o piscicultor e produtor de Cândido Mota, Ivo Guiotti.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente