O governador Geraldo Alckmin entregou, nesta quarta-feira, 16/04, 150 kits de projeção a municípios paulistas que não têm salas oficiais de cinema e 18 para assentamentos rurais, quilombos e entidades. O programa é uma ação da Secretaria Estadual de Cultura e, no caso dos assentamentos e quilombos, parceria entra a Cultura e a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, por intermédio da Fundação Itesp (Instituto de Terras de São Paulo). Composto por projetor, tela, aparelho de DVD, mesa e caixas de som, o equipamento poderá ser usado em espaços públicos, como bibliotecas e escolas. O investimento total é de R$ 2 milhões.
No final do texto, o deputado Mauro Bragato destaca cidades da sua área de atuação que receberam os kits, incluindo assentamentos da região de Presidente Prudente. Bragato ressalta que o projeto é importante pois descentraliza o acesso à cultura. “Com isso nós também estamos criando novos hábitos culturais para quem não tinha acesso ao cinema”, pontuou.
O Programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição de Filmes existe desde 2010 e já beneficiou 140 municípios no interior e no litoral. Com esta nova doação, o Governo totaliza 306 kits distribuídos e investimento de R$ 3,9 milhões no programa. A maior parte das cidades atendidas tem menos de 50 mil habitantes.
Além da ausência de sala de cinema, outro critério de escolha é a apresentação de um plano de uso dos equipamentos por parte do município. Cada cidade é responsável pela operação do programa e deve garantir a realização de sessões inteiramente gratuitas. As prefeituras também devem providenciar espaço para as sessões, que também podem ser itinerantes. Auditórios, bibliotecas, escolas, praças e até plenário de câmaras municipais têm sido usados como locais de exibição pelas cidades que participam do projeto.
Investimento
Promover a circulação de obras cinematográficas de qualidade, levando equipamentos e profissionais especializados para o maior número de pessoas faz parte da política de incentivo desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura.
Com o objetivo de fortalecer o mercado de audiovisual em São Paulo e proporcionar o acesso a produtos culturais de qualidade para públicos de diversas regiões do Estado e do país, esta cadeia tem início no apoio a criação, produção, difusão e circulação de novos títulos. Para isso, a Secretaria fomenta projetos por meio de ações como ProAC Editais e ICMS, Programa de Fomento ao Cinema Paulista e Prêmio Estímulo ao Curta Metragem, que podem ser acessados por qualquer artista ou produtor cultural do Estado.
Veja os municípios da região de trabalho do deputado Bragato que receberam os kits:
Região do Pontal do Paranapanema
Emilianópolis, Martinópolis, Narandiba, Piquerobi, Regente Feijó e Tarabai;
Caiuá (Assentamento Agrovila IV e Assentamento Nossa Senhora das Graças), Euclides da Cunha (Assentamento Santa Rosa), Marabá Paulista (Assentamento Santo Antônio e Assentamento Areia Branca), Piquerobi (Assentamento São José da Lagoa), Presidente Venceslau (Assentamento Primavera), Rosana (Assentamento Gleba XV de novembro- Setor II) e Teodoro Sampaio (Assentamento Ribeirão Bonito)
Região da Alta Paulista
Adamantina, Bastos, Irapuru, Panorama e São João do Pau D’Alho;
Região de Assis
Cruzália, Florínea e Palmital;
Região de Ourinhos
Bernardino de Campos, Canitar, Ocauçu e Óleo;
Região Noroeste
Murutinga do Sul e Nova Independência
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente