25/06/2014

Mais representantes de empresas de venda de ingressos dep?em ? CPI

Mais representantes de empresas de venda de ingressos dep?em ? CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos "Megashows", presidida pelo deputado Mauro Bragato, e que tem como objetivo investigar a compra e venda de ingressos para eventos musicais, culturais, esportivos e lazer em geral, realizados no Estado de São Paulo, recebeu nesta quarta-feira, 25/06, representantes das empresas Ingresso.com e Times For Fun Entretenimento (responsável pela Tickets For Fun Entretenimento), para falar de taxas impostas na compra dos tickets e de ações do Procon contra esse procedimento. 

Ingresso.com — A empresa Ingresso.com pertence ao grupo Americanas, da rede B2W, e está no ramo da venda de ingressos desde 2000. O representante Mauro Gonzalez falou que a taxa de conveniência é uma ideia importada de empresas do exterior e o valor do ingresso pago pelo consumidor é transferido inteiramente para o produtor. Gonzalez afirma que a venda pela internet possui um risco de crédito devido à venda feita irregularmente por terceiros não autorizados. Sugeriu que a comissão também averigue esses casos. 

Gonzalez afirmou que a taxa de conveniência é variável e individual, independente do número de tickets adquiridos. Em relação ao teatro, o percentual é de 15% do valor total da venda, o que fica claro no momento em que o cliente navega no site de compras. Gonzalez informou que não há possibilidade de falha no sistema pelo fato de haver um computador central que libera a venda simultaneamente para as bilheterias e pela internet. 

T4F — A empresa T4F produz eventos, possui casas de show e vende ingressos. A representante da T4F, Sara Marina Chacon, lembrou que o cliente tem a opção de adquirir os ingressos nas bilheterias, sem taxa. Sara declarou que há uma diferença entre as taxas de conveniência nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. No Rio, a empresa segue legislação que permite percentual de até 10%. Já em São Paulo, a T4F cobra 20%. 

A advogada da T4F, Mônica Figueira Galvão, afirmou que a empresa faz questão de manter duas modalidades de compra (site e presencial) e que a venda pela internet facilita a compra para os clientes residentes em outros Estados. 

Também participaram da reunião Maria Lúcia Amary e João Caramez (ambos do PSDB) e João Paulo Rillo e Professor Tito (os dois do PT).

Com Agência Alesp