25/02/2015

Reuni?o no Meio Ambiente discute aterro no Pontal e Munic?pio Verde Azul

Reuni?o no Meio Ambiente discute aterro no Pontal e Munic?pio Verde Azul

O deputado Mauro Bragato organizou reunião na Secretaria Estadual do Meio Ambiente para tratar de questões ambientais do Oeste Paulista. E, nesta quarta-feira, 25/02, o parlamentar e os prefeitos de Maracaí, região de Assis, e dos municípios que compõem o CIPP (Consórcio Intermunicipal do Pontal do Paranapanema) foram recebidos pela secretária Patricia Lemos.

O primeiro assunto foi a construção do aterro sanitário para atender os municípios do CIPP. Bragato afirmou que as cidades precisam de auxílio do governo do Estado para cumprir a legislação. “O consórcio deverá apresentar um projeto técnico, que será analisado pela Secretaria, e nós vamos continuar batalhando o recurso”. O aterro está orçado em R$ 3,2 milhões.

O parlamentar ressalta a importância regional da obra, que abrangerá cerca de 70 mil habitantes, além de representar um avanço no processo de destinação do resíduo sólido, cumprindo a legislação federal.

Já para a cidade de Maracaí, o prefeito Eduardo Sotana “Tatu” queria informações sobre o programa Município Verde e Azul da Secretaria, que visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica. O objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade.

O prefeito de Narandiba e presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Pontal do Paranapanema, Ênio Magro, falou sobre reposição de matas, da necessidade de reforçar a participação de universidades em projetos ambientais e também do Município Verde Azul.

Além dos prefeitos de Maracaí e de Narandiba, estavam presentes na reunião os prefeitos de Pirapozinho, Orlando Padovan, de Álvares Machado, Horácio Fernandez, de Anhumas, Adailton Menossi, e o vereador de Sandovalina Heriton Dias dos Santos, representando o prefeito Marcos Sanfelici. Também participaram os vereadores de Pirapozinho Claudecir Marafon e de Maracaí Edivaldo Rodrigues da Silva e o presidente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Otávio Okano.