12/05/2015

Deputado Bragato e prefeitos pedem investimento do Estado em cultura

Deputado Bragato e prefeitos pedem investimento do Estado em cultura

O deputado Mauro Bragato e os prefeitos de Maracaí, Ourinhos, Presidente Prudente e Tarumã, , Milton Carlos de Mello “Tupã” estiveram nesta terça-feira, 12/05, na Secretaria Estadual de Cultura. Solicitaram ao secretário Marcelo Mattos Araújo apoio do governo do Estado em investimento, reformas e melhorias na área da cultura das cidades.

Maracaí — O prefeito Tatu, acompanhado do presidente da Câmara, vereador Edivaldo Rodrigues da Silva, e da coordenadora de Cultura, Vera Lúcia de Souza Campos Cruz, solicitou a liberação de Kit Cinema para a cidade. Pediu também a disponibilização de shows e apresentações do Circuito Cultura Paulista e recursos para reforma do Centro Cultural.

Ourinhos — A prefeita Belkis Fernandes pediu apoio do governo do Estado para realização do 15º Festival de Música de Ourinhos, tradicional evento que oferece, entre vários espetáculos, dezenas de cursos para instrumentistas, cantores e interessados na cultura musical. Bragato, que sempre reivindica verbas e melhorias para a cultura de Ourinhos e da região, lembrou que o governo paulista é parceiro do evento há muitos anos. “O festival já tem tradição, é muito bem organizado pela cidade que precisa do auxílio para fazer um grande evento cultural”, frisou. O secretário Mattos enalteceu o festival e disse que vai analisar o pleito. O festival deverá acontecer entre os dias 18 e 25 de julho.

Presidente Prudente — Para o município, o prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” solicitou, com reforço do deputado Bragato, apoio do governo do Estado para realização do 22º Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente), considerado o maior evento cultural da região. Tupã disse que, além dos espetáculos e eventos, o festival oferece atividades e oficinas gratuitas. “Nossa Secretaria Municipal de Cultura movimenta a cidade e a região com a realização do evento”, afirmou. Bragato reforçou a importância do festival e da ajuda do governo paulista: “A cidade organiza muito bem o evento e precisa de auxílio para continuar fazendo um grande evento cultural”.

O secretário Mattos também valorizou o papel de divulgação cultural que o festival cumpre e disse que vai analisar o pedido. Além disso, se colocou à disposição para ir à cidade falar sobre o incentivo fiscal do ProAC (Programa de Ação Cultural) para a cultura. Quer explicar a empresários as vantagens de se investir em cultura por esse meio, que destina recursos que as empresas pagariam de ICMS. “Ou seja, é custo zero para as empresas”, pontuou.

O prefeito Tupã também falou sobre a captação de recursos para a produção de um filme sobre o centenário de Presidente Prudente, e completou as reivindicações com o pedido de recursos para obras de pintura e iluminação do IBC Centro de Eventos.

Tarumã — Já para o município de Tarumã, o prefeito Jairo da Costa e Silva, reivindicou verba para reforma e adequação do Centro Cultural. Também convidou o secretário a fazer uma visita à cidade e à região.