Na quinta-feira, 6/08, em Cândido Mota, foram sorteadas 146 casas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O sorteio aconteceu no Estádio Municipal “Benedito Pires”. O presidente da CDHU, Marcos Penido, o deputado Mauro Bragato e o prefeito Zacharias Jabur participaram do evento, entre diversas outras autoridades.
Ao todo, 1.897 famílias de baixa renda se inscreveram para o sorteio. Das 146 casas, 7% são destinadas a pessoas com deficiência, 5% a idosos e 4% para policiais e agentes penitenciários. As demais foram sorteadas entre a população em geral inscrita, sendo quatro unidades para indivíduos que moram sozinhos.
As famílias sorteadas passarão pelo processo de habilitação. Na ocasião, deverão comprovar os requisitos exigidos para participar do programa habitacional. É preciso ter renda entre um e dez salários mínimos, morar no município há pelo menos três anos ou atestar que o chefe da família trabalha em Cândido Mota no mínimo pelo mesmo período, não possuir imóvel ou financiamento habitacional e não ter sido atendido em outros programas habitacionais de interesse social. Os idosos precisam ter idade mínima de 60 anos e indivíduos sozinhos 30 anos ou mais.
Com 56,67 m² de área construída, as casas têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Os imóveis foram projetados segundo conceitos do Desenho Universal e serão entregues com piso cerâmico e laje de forro em todos os cômodos, azulejos na cozinha e no banheiro, esquadrias de alumínio, estrutura metálica na cobertura, muro de divisa entre os lotes, passarela de acesso e instalação hidráulica preparada para receber aquecedor solar para água do chuveiro.
O empreendimento, localizado no Bairro da Laje, é viabilizado em parceria com a prefeitura, que doou o terreno e administra as obras. A CDHU repassa os recursos financeiros ao município e supervisiona todas as etapas dos trabalhos. O investimento nesta obra é de R$ 15,3 milhões.
As famílias atendidas terão prazo de 25 anos para quitar o financiamento habitacional. As prestações receberão subsídios do governo estadual, sendo calculadas de acordo com a faixa de renda de cada família. Assim, aquelas que ganham de um a três salários pagarão o equivalente a 15% do rendimento.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente