O deputado Mauro Bragato esteve nesta terça-feira, 18/08, na Secretaria de Aeroportos da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Conversou com o coordenador geral de Planejamento do Programa de Auxílio a Aeroportos, Marcio Maffili Fernandes. Cobrou uma posição do governo federal em relação aos investimentos em melhorias no aeroporto de Presidente Prudente. Confirmou que estão previstos recursos da ordem de R$ 150 milhões para construção de novo terminal, pátio com 27 mil m² e com capacidade para 9 aviões de grande porte, alargamento da pista para 45 metros, entre outras melhorias.
Marcio também afirmou que já foram feitos a viabilidade técnica do aeroporto de Prudente, estudos preliminares já validados pelo Estado, e está em fase final o processo de licenciamento ambiental. Assim que terminar essa fase poderá ser concluído o projeto da obra. Bragato demonstrou preocupação, defendendo a região. “meu receio é o nosso aeroporto ficar fora do processo”, disse. Quanto a isso, o coordenador assegurou que Prudente está no pacote de obras e será beneficada.
Bragato lembrou de questões técnicas que tem sido encaminhadas a ele, como o ILS (Instrument Landing System), sistema de aproximação por instrumentos, e o VOR (VHF Omnidirectional Range), um sistema de rádio para auxílio à navegação. Recebeu a informação de que a Secretaria vai pedir prioridade para o VOR de Prudente, que está em manutenção no Rio de Janeiro. Quanto ao ILS, Marcio afirmou que não há recomendação técnica para implantação do sistema em Prudente.
Também participou da reunião a analista de Infraesturura da Secretaria, Meire Yoshihara.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente