25/08/2015

Proposta de curso de piscicultura para Vale do Paranapanema na Etec de C?ndido Mota

Proposta de curso de piscicultura para Vale do Paranapanema na Etec de C?ndido Mota

O deputado Mauro Bragato, acompanhado do prefeito de Cândido Mota, Zacharias Jabur, esteve no Centro Paula Souza, nesta terça-feira, 25/08. Apresentaram à superintendente Laura Laganá a proposta de um curso de piscicultura e aquicultura na Etec da cidade. Também estavam na reunião o diretor da Etec, Paulo Sérgio de Souza, o vice-prefeito Antonio Carlos Bonini, o piscicultor Ivo Guiotti, e o prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana.

Esta reunião é desdobramento de encontro anterior em que surgiu a ideia do curso. Agora, foi feita a proposta oficial, que contou com aval da superintendente, para uma parceria da Escola Técnica com a prefeitura e o empresário e piscicultor Guiotti e apoio do Civap. A possibilidade é para um curso de qualificação em piscicultura e aquicultura direcionado a técnicos (com especialização), agricultores e novos alunos. Inicialmente disponibilizado para até 40 alunos, com 300 horas de duração, o curso teria a parte teórica ministrada na Etec e a parte prática na propriedade de Guiotti, aproveitando os conhecimentos daquele que é considerado um dos pioneiros da piscicultura no país.

Bragato pontuou que a atividade está crescendo no Brasil e esse curso seria muito importante para qualificar mão de obra de toda a região. “Com parceria com empresas da região e o know-how do Ivo tenho certeza de que esse conhecimento vai ser passado para frente”, afirmou. O prefeito Zacharias também reforçou a importância regional. “Essa qualificação não é só para Cândido Mota, é para toda a região, com certeza”, afirmou.

A superintendente Laura colocou sua equipe técnica à disposição para auxiliar. Disse que o primeiro passo é o diretor da Etec fazer um planejamento do curso e do que será necessário para implantação, e que indiquem o público-alvo. A partir disso, o Paula Souza partiria para os estudos da montagem da equipe e da implantação do curso. Ivo fez um relato da história da piscicultura em São Paulo e disse que a região tem muitos produtores e vai ganhar muito com novos conhecimentos.