O governador Geraldo Alckmin anunciou neste sábado (12), em visita a Ribeirão dos Índios, a construção de 690 fossas sépticas nos assentamentos do Pontal do Paranapanema, por meio de convênio entre o Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), vinculado à Secretaria da Justiça e a Fundação Itesp. Investimento de R$ 2,6 milhões.
Cerca de 3.450 famílias serão beneficiadas com as obras. "Com isso evita-se doenças, especialmente das crianças, e evita que a água seja contaminada. Grande parte das doenças contraímos através de água contaminada, então um grande investimento", disse o governador.
O projeto tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos beneficiários dos assentamentos estaduais, por meio da coleta dos resíduos com a construção das fossas sépticas nos lotes. A ação contribuirá com o saneamento básico, melhoria da saúde e redução dos impactos ambientais no solo e na água da região.
As famílias também participarão de um curso sobre a manutenção e limpeza das fossas sépticas. O curso ocorrerá simultaneamente à perfuração das fossas.
A licitação da 1ª fase do projeto, que prevê a construção de 319 fossas sépticas, deve ocorrer em novembro de 2015. A previsão é que as obras comecem em fevereiro de 2016 e sejam concluídas em maio de 2016. Nesta fase serão construídas:
A licitação da 2ª fase está programada para junho de 2016 e contemplará 209 fossas sépticas. A previsão é que as obras iniciem em agosto de 2016 e sejam concluídas em outubro de 2016. Nesta fase serão construídas:
A licitação da 3ª fase está programa para novembro de 2016 e contemplará 162 fossas sépticas. A previsão é que as obras comecem em janeiro de 2017 e sejam concluídas em fevereiro de 2017. Nesta fase serão construídas:
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente