Projeto do deputado Mauro Bragato, que cria a Aglomeração Urbana da Região de Tupã, constituída pelo agrupamento de 11 municípios (*), foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta quarta-feira, 23/09. O PLC 45/2015 segue agora para as Comissões de Assuntos Metropolitanos e Municipais e de Finanças, Orçamento e Planejamento. Assim que for aprovado nesses dois colegiados estará pronto para ser votado no plenário da Casa.
A proposta também prevê a criação do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana, que tem, entre outros objetivos, a função de aprovar objetivos, metas e prioridades de interesse regional, aprovar e encaminhar à apreciação do Poder Executivo Estadual propostas de caráter regional relativas ao plano plurianual, à lei de diretrizes orçamentárias e à lei orçamentária anual, e deliberar sobre quaisquer matérias de impacto regional.
O conselho seria composto pelos prefeitos dos municípios integrantes da AU, representantes do Estado e dos legislativos municipais. A sede da aglomeração será na cidade de Tupã.
Bragato diz que hoje já se constata que os municípios são limítrofes, apresentando intenso relacionamento funcional e significativa conurbação. “Esse fato demanda articulação institucional para que possamos resolver problemas comuns dos municípios”, afirma.
Lembra também que é importante ressaltar que na futura Aglomeração Urbana de Tupã, o planejamento do transporte coletivo de passageiros de caráter regional será efetuado pelo Estado, em conjunto com os municípios.
(*) Arco Íris, Bastos, Borá, Herculândia, Iacri, João Ramalho, Parapuã, Queiroz, Quintana, Rinópolis e Tupã
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente