Na segunda-feira, 19/10, o deputado Mauro Bragato visitou o Hospital Estadual Regional (HR) de Presidente Prudente, recebido pelo diretor administrativo, Frei Jacó, pelo diretor técnico, Fernando Buzatto Mantovan, e pelos assessores Helton Graciano Bifaroni, Gustavo da Costa Nunes e Julio Cesar Mesquita de Brito. Trataram de diversos assuntos de interesse do Hospital, inclusive das mudanças que a direção deverá implementar para melhorar os serviços e o atendimento à população. O HR funciona há cinco anos e oferece atendimento gratuito (SUS) a mais de 9.000 pessoas por mês, sempre buscando a excelência. Recebeu, inclusive, prêmio da Secretaria Estadual da Saúde como o maior Hospital Notificador de órgãos no interior. Por tudo isso, o parlamentar reiterou o seu apoio às novas propostas e ao trabalho da direção do HR de referenciar ainda mais a qualidade dos serviços prestados à população da região.
Em apenas nove meses, de janeiro a setembro de 2015, o HR “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” notificou 58 pacientes aptos à doação de órgãos, número quatro vezes maior do que as 14 notificações ocorridas em todo o ano passado. Foi por conta desses números que o HR recebeu o prêmio “Destaque - Transplante e Captação de Órgãos 2015”, entregue pelo secretário estadual de Saúde, David Uip.
O aumento expressivo de notificações de potenciais doadores é resultado dos trabalhos da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes, instituída oficialmente no início de 2015 no Hospital Regional. Composta por um médico e três enfermeiras, o grupo é responsável por fazer a identificação de pacientes com diagnóstico de morte encefálica, estabelecer o contato com as famílias desse potencial doador e promover a manutenção dos órgãos até que seja feita a captação.
Presentes à entrega do prêmio o diretor administrativo do hospital, Frei Jacó, o presidente-nato da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, Frei Francisco Belotti, o coordenador da Comissão, Renato Ferrari, e a enfermeira Ana Carolina Echeverria Batista.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente