A Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira, 2/12, projeto de lei do deputado Mauro Bragato que cria Centro de Pesquisa da Mandioca junto à Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) de Assis, do Pólo Regional do Médio Paranapanema. O PL 91/2014 já havia sido aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e segue agora para a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (presidida pelo deputado Bragato). Assim que for aprovado neste último colegiado, estará pronto para votação em plenário.
Bragato, na justificativa da proposta, diz que a criação do centro é importante pois a região responde por 70% da produção e industrialização da mandioca no Estado. “A região de Assis industrializa farinha e fécula de mandioca e o centro de pesquisa contribuirá para a geração de novas variedades de mandioca, de melhor performance que as atualmente existentes”, pontou.
O projeto lembra também que outra linha prioritária da pesquisa específica em mandioca é a do saneamento contra a bacteriose, principal doença da planta. E na linha da pós-colheita, a geração de novos produtos que os novos mercados exigem. Na área de pesquisa de engenharia e automação, há a necessidade de se projetar uma colheitadeira de mandioca que faça a operação completa, do arranquio ao carregamento em cima das caçambas, objetivo perseguido pelos mandioqueiros há muito tempo.
Por fim, Bragato lembra a contribuição de José Reynaldo Bastos da Silva, diretor da Associação dos Produtores de Mandioca e Derivados do Estado de São Paulo (APMESP), e presidente da Câmara Setorial da Mandioca na Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, para a elaboração da propositura.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente