A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira, 2/12, projeto de lei de autoria do deputado Mauro Bragato (PSDB) que cria o Instituto de Geologia e Meio Ambiente e implanta os cursos de Geologia e Engenharia Ambiental na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis. O PL 1329/15 irá para mais duas comissões e, depois de aprovado, estará pronto para Ordem do Dia, o que significa que poderá ser colocado em votação no Plenário da Casa após acordo no Colégio de Líderes.
"As significativas alterações da dinâmica ambiental que vêm ocorrendo no último século, com maior intensidade nas últimas décadas, são consequências dos crescentes conflitos decorrentes do aumento populacional e adoção de modelos de desenvolvimento econômico e tecnológico", aponta o deputado Bragato na proposta. Diante desse cenário, acrescenta o deputado, um dos maiores desafios para a sociedade contemporânea diz respeito aos caminhos que levam ao desenvolvimento sustentável.
Paralelamente a esta propositura, Mauro Bragato também apresentou emendas ao Orçamento do Estado 2016 visando complementação de recursos para a Unesp. Em uma delas solicita remanejamento de recursos financeiros da ordem de R$ 80 milhões para a implantação de novos cursos nos campi de Assis, Dracena, Ourinhos, Presidente Prudente, Rosana e Tupã. E em outra emenda pede realocação de verba de R$ 3 milhões especificamente para a Unesp de Assis.
Conclui o deputado no projeto, explicando que a temática ambiental, antes voltada para análise e diagnóstico ambientais, procurando identificar causas e relacioná-las aos efeitos antrópicos, ampliou seu campo de atuação e hoje considera também a busca de soluções para minimizar as ações impactantes do sistema produtivo.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente