12/12/2015

Encontro regional dos Consegs de Presidente Prudente

Encontro regional dos Consegs de Presidente Prudente

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), o Deinter 8 (Departamento de Polícia Civil) e o Comando de Policiamento do Interior - CPI-8, realizaram o Encontro Regional dos - CONSEG´S (Conselhos Comunitários de Segurança) de Presidente Prudente e região. O encontro reuniu cerca de 150 pessoas, em um total de 18 municípios, onde participaram representantes dos CONSEG`S, autoridades e população da cidade e região. O evento aconteceu no último sábado, dia 12, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo.

Os municípios participantes foram: Regente Feijó, Martinópolis, Tarabai, Rancharia, Pirapozinho, Santo Expedito, Tupi Paulista, Presidente Epitácio, Pacaembu, Rancharia, João Ramalho, Adamantina, Osvaldo Cruz, Euclides da Cunha Paulista, Dracena, Nantes, Teodoro Sampaio e Santo Anastácio, além dos CONSEG Centro-Sul, CONSEG Oeste, CONSEG Leste Matarazzo, todos de Presidente Prudente.

Autoridades de todo o Estado de São Paulo estiveram presente no evento entre eles: coordenador estadual dos CONSEG`S - Evaldo Coratto, o assistente da polícia militar na coordenaria dos Conseg’s - Capitão PM Joel Rocha, Renato Gouvea de Jesus - SEMAV, David Junior - representante do prefeito de Pirapozinho, João Carlos de Oliveira do departamento de transito de Martinópolis, Jorge Akaki - diretor SINCOMERCIO de PP, Vitor Hugo Rocha - representante prefeitura de Martinópolis, Maria Luiza do Nascimento - Conselho Tutelar de Euclides da Cunha Paulista, Vagner Miguel Vergani – representante da CART e Delegados de Polícia Civil do Deinter 8 e Policiais Militares do CPI-8.

O tema discutido no evento foi "O Transito nos Municípios da 10 Região Administrativa do Estado de São Paulo, sua municipalização e políticas públicas para enriquecimento de sua gestão". Durante o encontro foram realizadas palestras sobre o assunto onde os presentes debateram sobre o trabalho realizado pelos CONSEG´S, a eficiência do NECRIM - Núcleo Especial Criminal e a municipalização do trânsito, quando a prefeitura assume a sinalização e a fiscalização das vias públicas.

Durante o evento, em sua palestra, o secretário municipal de trânsito de Presidente Prudente, Oswaldo Bosquet, defendeu e explicou a municipalização. "O município deve ser o responsável pelo trânsito. É preciso criar um órgão municipal que cuide da sinalização, fiscalize as vias, crie uma política de estacionamento e planeje um trânsito acessível para todos".

Já a delegada seccional de polícia de Presidente Prudente, Ieda Cavalli de Aguiar Filgueiras, falou sobre a importância do encontro, onde os órgãos representados debatem assuntos para o bem da população. "O importante do encontro é discutir essas ações. Os CONSEG`S são formados por pessoas da comunidade, a Polícia Civil e Militar unem forças em prol da população", explicou.

Segundo Antônio Rolnei da Silveira, superintendente regional do Detran, os trabalhos dos CONSEG´S na cidade e região, mudaram os quatros das estáticas nos últimos anos. "Reduziu o número de ocorrências, conflitos familiares são solucionados, a população abraçou o órgão. Esse é o principal objetivo".

Na avaliação do Capitão Marcelo Moura, da 5ª. Cia do 18 BPM/I, a reunião foi produtiva e os objetivos serão alcançados a longo prazo. "A municipalização do trânsito é de grande importância para todos e isso foi mostrado durante o debate. Durante o encontro também, informamos aos demais CONSEG´S da cidade e região a necessidade de conscientização da população, pois o número de acidentes com ferimentos ainda é elevado para nossa região".

O coordenador estadual dos CONSEG`S, Evaldo Roberto Coratto, falou da importância do órgão. "Hoje estamos com 530 CONSEG`S ativos no Estado, em 350 municípios. A criação do mesmo foi divisor de águas para nós e para a população. A taxa de homicídio caiu 70% na última década devido ao trabalho dos CONSEG´S. Através dele também nasceu o NECRIM, onde 90% dos casos são solucionados, em algumas horas, evitando anos de processos e tribunais". Ele ainda ressalta que a região de Presidente Prudente, " é a região mais tranquila e segura do Estado de São Paulo. Isso é uma resposta para a sociedade".

José Carlos de Oliveira Junior - delegado do Deinter-8, também ressaltou a importância do NECRIN. "Cerca de 95% dos assuntos levados ao órgão são solucionados. Evitando assim desgastes de todos e a problema são resolvidos em questão de horas."

O delegado coordenador do NECRIM, de Presidente Prudente, Vagner Silva Negré, explicou que o órgão desafoga o judiciário e soluciona de forma rápida. "É um trabalho junto com a comunidade. Onde as duas partes envolvidas são ouvidas e chegamos em um resultado satisfatório para ambas as partes". Ele ainda explica que 95% das tentativas de conciliações foram ocasionadas por acidentes de trânsito, além de crimes como injúria, ameaça, entre outros. Atualmente o Estado de São Paulo possui 37 NECRIM ativos.

Presente também no encontro, o deputado estadual, Mauro Bragato, frisou o esforço do poder público em buscar melhorias para a população. "Vejo de forma positiva. O trânsito de Prudente é caótico, como em todos grandes centros, então é um assunto que precisa ser discutido, analisado, avaliado e ter que tem o apoio da população", ressaltou.

Para o presidente do CONSEG Centro-Sul, Rodrigo Romão, o principal objetivo do encontro foi alcançado. " É importante da interação dos CONSEG´S, na busca de ações positivas para a nossa região. Temos bons exemplos, a conquista de obras importantes, como a melhoria do acesso ao Rancho Quarto de Milha e obras já licitadas da SP-425 – Rodovia Assis Chateaubriand, que foi um trabalho de luta e busca iniciado pelos CONSEG´S de Presidente Prudente, Pirapozinho, Tarabai, Sandovalina e Estrela do Norte".

Romão ressalta ainda "que durante o encontro o intuito foi de dividirmos experiências positivas de nosso Conseg’s com outros da região, analisamos novas sugestões e juntos vamos cada ano encontrando formas positivas de ajudar a população juntamente com o Polícia Civil e Militar", finalizou.

Do Consegsul de Presidente Prudente